“A 2ª onda do coronavírus está a caminho do Acre”, alerta médico Thor Dantas

O médico infectologista acreano Thor Dantas alertou nesta quinta-feira (29), durante anúncio da nova classificação do nível de risco da covid-19, que a segunda onda da pandemia está a caminho do Acre.

De acordo com o médico, a nova onda pode ser mais ou menos intensa que a primeira, a depender de como a população tem se comportado em relação aos cuidados necessários.

“Só o tempo irá dizer se essa segunda fase será pior que a primeira”, disse o também professor de Medicina, que chegou a ser infectado e precisou se internar com urgência em São Paulo.

Ele informou que só a adoção das quatro “regras de ouro” poderão conter a nova propagação da doença e salvar vidas. A primeira delas é o uso constante das máscaras faciais.

A higiene correta e constante das mãos é outra delas. Lavar os membros com álcool em gel ou água e sabão antes de levá-los aos olhos, boca e nariz reduz a probabilidade de infecção pelo novo coronavírus.

O distanciamento é outra medida. Evitar aglomerações e ficar a pelo menos dois metros de interlocutores garante proteção a mais contra uma possível contaminação.

Por fim, o auto-isolamento voluntário quando houver qualquer sintoma gripal pode impedir que familiares, amigos e colegas de trabalho venham a adquirir o vírus em caso de infecção.