Acadêmico da Ufac, cadeirante move ação na Justiça para obrigar poder público a asfaltar sua rua

Acadêmico da Ufac, cadeirante move ação na Justiça para obrigar poder público a asfaltar sua rua
 LUCIANO TAVARES, DO NOTÍCIAS DA HORA

O estudante universitário José Aurismar Braga dos Santos ingressou com uma ação civil na Justiça por meio da Defensoria Pública com o objetivo de obrigar a prefeitura ou o Estado a asfaltar a rua Manaus, onde ele mora, no bairro Montanhês em Rio Branco.

José Aurismar é cadeirante. Ele é acadêmico de Ciências Sociais da Universidade Federal do Acre e por causa das péssimas condições de tráfego de sua rua, principalmente durante as chuvas, o estudante já pensou até em desistir do curso.

Há anos, Aurismar luta pela pavimentação do acesso. Entre sua casa e a rua principal do Montanhês, que é asfaltada, são só 200 metros. Ele chegou a desistir do curso de Economia anos atrás, das sessões de fisioterapia e de estágios por causa da dificuldade de sair de casa.

“Sempre é assim, prefeitura joga para o Depasa, o Depasa joga para a prefeitura e infelizmente na minha rua eu continuo na mesma situação. Não só eu mas todo do bairro do Montanhês com suas travessas estão intrafegáveis”, protesta.

No final do ano passado, a prefeitura fez um serviço paliativo no local, mas o piche com brita e areia colocados no acesso não suportaram as primeiras chuvas do inverno amazônico.

“Esse paliativo depois de um tempo já está todo deteriorado. Já estou tendo dificuldade de sair de casa. Infelizmente com as primeiras chuvas que deu já destruiu tudo”, informa.

A ação judicial de Aurismar tem como objetivo exigir do poder público um serviço de pavimentação que lhe garanta o direito de ir e vir.

Veja vídeo: