Acre sedia IX Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente

O governo do Estado e a Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, realizam de 22 a 25 de novembro o IX Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente. Sediado pela primeira vez na Região Norte, o evento contará com palestrantes de diversas universidades do mundo.

A abertura será na próxima quinta-feira, 22, às 19h, no Centro de Convenções da Ufac. Durante o encontro, serão promovidas discussões acerca do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, promovendo a aproximação de pesquisadores, educadores e iniciantes à pesquisa e educação nesta área.

A realização do congresso sela mais uma etapa da parceria entre o governo do Acre, a Ufac e a Faculdade de Medicina do ABC, que visa a formação continuada dos profissionais de saúde no Estado. O coordenador do programa de mestrado/doutorado firmado entre governo e ambas instituições, professor doutor Luiz Carlos de Abreu, acredita que é uma obrigação devolver para a sociedade acreana o que foi investido nesta pós-graduação.

“[O Congresso] estimula a pesquisa demonstrando como os resultados são possíveis, a contribuição para a sociedade em geral acontece com as publicações em revistas científicas de relevante grau de reconhecimento dos trabalhos realizados, oferecendo visibilidade mundial das suas conclusões”, enfatiza o doutor Luiz.

O evento contará com uma vasta programação, que inclui simpósios, conferências, mesas de discussão, cursos de imersão, apresentação de trabalhos orais e em forma de pôsteres. O público alvo é formado por profissionais que atuam na saúde da criança e do adolescente, bem como pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, empresas públicas e privadas ligadas ao segmento da infância e da adolescência.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser efetivadas por meio do site do congresso: http://ciscacongresso.com.br/. O prazo se encerra no dia 20 de novembro.

Para garantir a participação, os inscritos deverão apresentar, ainda, no momento do credenciamento, dois quilos de alimentos não perecíveis.

Parceria

Há dois anos, por iniciativa do governador Tião Viana, o governo do Estado, a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) iniciaram a parceria para a realização de 40 pesquisas, entre mestrado e doutorado, sobre saúde pública.

O projeto do governo detém investimentos da ordem de mais de R$ 1,3 milhão e representa, além da qualificação para as políticas públicas do estado, um passo importante para a instauração do curso de Medicina na região do Juruá, no Acre. A ação é executada por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), com o intermédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), em parceria com a FMABC e a Ufac. Foram selecionados 40 médicos e outros profissionais da saúde – 30 fizeram o mestrado e dez, o doutorado.

Durante a gestão de Tião Viana, o Acre já ofereceu a oportunidade para mais de 1.000 profissionais se qualificarem na área da saúde. Nesse período, o governo já realizou parcerias com as universidades de São Paulo (USP), Federal da Bahia (UFBA), de Brasília (UnB), Federal de Santa Catarina (UFSC) e Federal do Pará (UFPA). Recentemente, o governo começou uma nova parceria com a Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, para a área do Direito.