Associação Sorriso Amigo que apoia pessoas com câncer em Brasiléia passa ser de utilidade pública


Por Fernando Oliveira/Comunicação.

A sétima, sessão ordinária, do 3° ano legislativo, da 14° legislatura da câmara de vereadores de Brasileia, foi realizada na manhã desta terça-feira,26, na sala de sessões José Cordeiro Barbosa.

Estiveram presentes os 11 vereadores, entre eles, Antônio Francisco (PT), Charbel Saady (PP), Edu Queiroz (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Joelso Pontes (PP), Mário Jorge (MDB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rosildo Rodrigues (PT), Rozevete Honorato (PSB), Vice Presidente Marquinho Tibúrcio (PSB), e o Presidente Rogério Pontes(MDB).

Durante o grande o expediente, os vereadores por unanimidade, votaram e aprovaram o projeto de Lei n° 001/2019 de autoria do Vereador Charbel Reis (PP), que declara Utilidade Pública, a Associação Sorriso Amigo/Câncer Terapia. Entidade sem fins lucrativos, de caráter social, fundada em 27 de junho de 2016, com sede própria na Avenida Rui Lino em Brasiléia. Que já atendeu mais de 200 pessoas entre pacientes com câncer e familiares no município.

Associação tem como objetivo, apoia as pessoas doentes com câncer e seus familiares com atendimentos de assistência social e psicológica e translado.

O coordenador da unidade em Brasileia, psicólogo e técnico em segurança do trabalho, Dr Weliton Pereira da Silva (Dr Eco), falou da importância de transforma a Associação Sorriso Amigo/Câncer Terapia em Utilidade Pública. “Estou muito feliz com essa aprovação dos Vereadores, e certamente que vai ser sancionado pela prefeita Fernanda Hassem. Isso representa ser o coração da Associação Sorriso Amigo/Câncer Terapia. Que ganha ainda mais vida, se transformando em utilidade pública. E assim agente poder atender mais pessoas e até ajudar poder púbico no atendimento a esses pacientes, com câncer e seus familiares, que a final esse é o nosso objetivo maior”.

Os VEREADORES usaram a tribuna da casa legislativa, para fazer as suas reivindicações, junto à comunidade. E comentar as matérias aprovadas durante a sessão.

Vejam o que disseram…

Vereador Antônio Francisco (PT)

Vereador Antônio Francisco (PT)

Parabenizou a prefeita Fernanda Hassem pelo fato da prefeitura está entre os quatros municípios apto a receber recursos federais. Pediu melhoria para Bairro Francisco José Moreira, as duas ruas que dão acesso à escola. Solicitou ainda melhoria para Ramal do km 4, Polo e 13 e duas pontes também no ramal do km 13.

“Vou persistir na discussão dos limites territorial até chegar uma resposta para a população, já avançamos muito e precisamos tirar outros encaminhamentos”. Disse o vereador.

Vereador Rosildo Rodrigues (PT)

Vereador Rosildo Rodrigues (PT)

Falou da reunião que acontece hoje com produtores rurais para organizar a Feira do Peixe. Pediu que fosse feito reconhecimento ao SEBRAE pelo trabalho que realiza junto aos produtores.

Disse ainda que os alunos do Instituto Dom Moacyr estão passando por sérios constrangimentos. Os instrutores estão sem receber. Informou que foi ontem em Rio Branco para ver a questão do Instituto.

A situação da escola de ensino integral é muito preocupante, hoje ainda não tem sua equipe de apoio, não sabemos ainda quem é o zelador.

Sugeriu fazer visitas na escola. Disse que a juventude está ameaçada. “Não podemos continuar assistindo, a juventude está clamado pelo nosso apoio. Não dar pra escola KJK fechar porque não tem equipe de apoio”. Enfatizou.

Vereador Joelson Pontes (PP)

Vereador Joelson Pontes (PP)

Pediu informações sobre máquinas da antiga Seaprof de Brasiléia. Fez pedido de melhoria para a Rua Jose André. Disse que o governo já sinalizou a volta do Instituto Dom Moacyr.

Vereador Jurandir Queiroz (Pros)

Vereador Jurandir Queiroz (Pros)

Fez indicação para a prefeitura de Brasiléia, através da Secretaria de Obras realize melhoria na Rua Tomás, Bairro Nazaré. Que veja possibilidade fazer melhoria no ramal 52, ramal da dona Amelha, onde tem uma ponte que precisa de melhoria.

Pediu instalação de internet na comunidade do km 26 e telefone público, e carro de apoio para comunidade, solicitou que seja enviado documento para PM e intensificar ronda principalmente nos períodos de aula.

E solicitou ainda o envio de documento ao gabinete da deputada Maria Antônia para ver a questão da construção do posto policial também na comunidade do km, 26.

Vereador Marcos Tibúrcio (PSDB)

Vereador Marcos Tibúrcio (PSDB)

Reivindicou melhorais para o bairro Alberto Castro ,E principalmente fazer  melhoria na rua do posto de saúde. “As pessoas dizem que o vereador não resolve nem o problema da Rua dele como vai resolver dos outros” disse.

Pediu ainda a Secretaria de Obras faça melhoria nos pontos críticos da Rua Luiz Revolo, ramais do Polo.

E que o DNIT veja a situação dos quebrar molas que ficou aberto na Manoel Marinho Monte.

Falou que foi em Rio Branco e constatou que Brasiléia é a melhor cidade, Rio Branco está cheio de buracos. Parabenizou a prefeitura por está apta a receber recursos.

Vereador Mário Jorge (MDB)

Vereador Mário Jorge (MDB)

Falou da vista que fez ao Instituto Sócio educativo em Brasiléia(ISA), Os agentes estão desamparados por parte do governo. “Foi uma grande irresponsabilidade de o governo passado ter construído”. Disse. Pediu ainda a instalação de bebedouro industrial em caráter de urgência. E solicitou prejudica o comércio. Falou que finalização da cabeça da ponte do 19 não estar boa, precisa ser feito um trabalho com melhor qualidade. Pediu a viabilização de 2 colheitadeira através ao deputado Alan Rik.  Pediu que o gestor da Rádio 90.3, Melhoria para o ramal Fortaleza. E que a SUFRMA precisa resolver a questão de entrega de mercadorias aos comerciantes, pois a demora esclareça por tirou o programa do Lacerda.

A respeito da BR 317, segundo ele a preocupação é que está piorando cada dia mais.

Vereador Edu Queiroz(PT)

Vereador Edu Queiroz(PT)

Solicitou a contratação de novos delegados. “Temos um só para atender três municípios.

O prédio da delegacia precisa de ampliação ou melhoraria em seu espaço”. Enfatizou.

Disse ainda que temos um poder executivo dedicado, e que a prefeita Fernanda não tem nenhuma denúncia contra ela.

E falou parlamento municipal está de parabéns por ter aprovado matérias para a Prefeitura de Brasiléia executar.

E concluiu parabenizando a prefeita Fernanda e seus secretariados, citou o Secretário Lacerda pelo trabalho realizado.

Reinaldo Gadelha (MDB)

Reinaldo Gadelha (MDB)

Fez pedidos de providencias: Para o ramal da Eletra (Pediu piçarramento nas ladeiras).

Piçarramento da linha 8, a ladeira do Dourado não está dando do acesso até a escola Valdomiro Barroso. Quero fazer um apelo pro Ramal do 10.Espero que a prefeitura resolva essas situações. E disse que do jeito que está na comunidade Bom Sucesso, não tem como começar as aulas dia 8.

A comissão nomeada para analisar currículos está de parabéns, a secretária de educação está de parabéns foi um trabalho profissional.

Vereador Rozevete Honorato (PSB)

Vereador Rozevete Honorato (PSB)

Falou de sua participação na conferência de saúde, parabenizou o Secretário Borges.

Agradeceu a secretária de educação, Luiza, que passou as informações do concurso.

Fez Indicações para executivo municipal: Que providencie a demolição do prédio da antiga creche. Pediu melhoria para o ramal da Electra. Solicitou tapa buracos na Rua Major Almeida, (que abriu uma cratera). Ramal do Arraial, km 75, onde precisa de melhoramento na estrada de barro e ladeira.

Vereador Presidente Rogério Pontes (MDB)

Vereador Presidente Rogério Pontes (MDB)

Ao usar a tribuna falou que o senador mais bem votado do estado, Senador Sergio Petecão, prometeu fazer a ponte do km 59, e até não agora não destinou nenhum recurso para a obra da mesma.

Solicitou ainda   melhoria para o Ramal que é de responsabilidade do INCRA, o Liberdade.

Disse que não tem nenhum bairro abandonando em Brasiléia. Falou que isso é coisa de desocupado. Parabenizou as mais de 500 pessoas que participaram do aniversário de sua sobrinha no final de semana.