Câmara de Brasiléia realiza Trigésima Sétima Sessão Ordinária de 2018

Todos os onze vereadores estiveram presentes na sessão – Foto: Almir Andrade

Na referida Sessão realizada na terça-feira, dia 20, fizeram-se presentes os seguintes vereadores: Antônio Francisco (PT), Charbel Reis (PP), Edu Queiroz (PT), Zé Gabriele (PSB), Joelso Pontes (PP), Mário Jorge Fiesca (MDB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rosildo Rodrigues (PT), Rozevete Honorato (PSB), Marquinhos Tibúrcio (PSDB) e o Presidente Rogério Pontes (MDB).

Nesta Sessão, compareceu o Presidente da AMOPREBE José Maria (Açúcar), onde comentou a respeito da operação da ICMBIO na Reserva Extrativista Chico Mendes e os vereadores fizeram o uso da Tribuna para fazer as suas reivindicações:

O Vereador Antônio Francisco (PT), parabenizou a Prefeita Fernanda Hassem pelo convite que recebeu para uma viagem à Alemanha, onde participará sobre um seminário da situação climática do mundo. Solicitou a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Brasiléia, que na referida Sessão fosse feita a formação da Comissão que tratará sobre os Limites Territoriais e comentou sobre a situação dos moradores da Reserva Extrativista, bem como pediu agilidade na votação do Orçamento de 2019.

O Vereador Charbel Saady (PP), parabenizou o Presidente da MOPREB Zé Maria (Açúcar) pela sua inciativa de denunciar o Instituto Chico Mendes (ICMBIO) pela forma arbitrária na Reserva Extrativista e sugeriu que fosse encaminhado um Oficio para o representante do referido órgão para fazer esclarecimentos nessa Casa Legislativa.

O Vereador Edu Queiroz (PT), com grande tristeza comunicou o falecimento do Hernandes Wostein, ocorrido nesta data e comentou sobre o desenvolvimento do Estado do Acre e as dificuldades enfrentadas pela população que mora na Reserva Extrativista.

O Vereador Joelso Pontes (PP), solicitou ao Poder Público e as Secretarias Competentes: que veja a possibilidade de fazer uma melhoria na Rua Arial Bispo Barroso e comentou sobre os dois Projetos do Poder Executivo e a Lei Orçamentaria de 2019 que precisa ser colocada em votação e finalizou falando sobre Fundo Amazônico e o acordo entre os Países Noruega e Alemanha para a preservação da floresta.

O Vereador Zé Gabriele (PSB), comentou que o Brasil é o segundo maior país que tem a sua mata verde em pé, perdendo apenas para Rússia e falou da situação dos moradores na Reserva Extrativista, da qual precisa mudar e redefinir a Lei do Fundo Amazônico que foge totalmente da realidade vivenciada por eles, mas que não será uma tarefa fácil, pois se trata de uma questão mundial.

O Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB), solicitou ao Poder Público e as Secretarias Competentes, que faça um corte e um piçarramento na ladeira do Ramal da Chica Pereira, no Km