Câmara de vereadores de Brasileia aprova processo seletivo simplificado para educação do município.

Por Fernando Oliveira/Comunicação.

A sexta sessão ordinária do 3° ano legislativo da 14° legislatura da câmara de vereadores de Brasileia, foi realizada na manhã desta terça-feira,26, na sala de sessões José Cordeiro Barbosa.

Estiveram presentes 10 vereadores entre eles, Antônio Francisco (PT), Charbel Saady (PP), Edu Queiroz (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Joelso Pontes (PP), Mário Jorge (MDB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rosildo Rodrigues (PT), Rozevete Honorato (PSB), Presidente Rogério Pontes(MDB).E contou ainda com participação do vereador deEpitaciolândia Rubens Rodrigues(PSD),que veio para se reunir com a comissão de limites territoriais da Câmara municipal.

Os vereadores de Brasileia, por unanimidade, aprovaram o projeto de lei N°003 de 20 de março de 2019 de autoria do poder executivo municipal, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado de servidores, para atender as necessidade temporária de excepcional interesse público da Secretaria Municipal de Educação.

As novas contratações mediante processo seletivo simplificado, para contratação temporária de professores e auxiliares de aula se faz necessário segundo a prefeitura de Brasiléia, porque todos os classificados no concurso público do ano de 2015 para estes cargos já foram convocados e não há mais candidato a ser chamado.

E para não comprometer o início do ano letivo na zona rural e principalmente nas escolas de difícil acesso do município. Os vereadores aprovaram o referido projeto de lei do executivo municipal para um prazo de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Serão ao todo 21 profissionais, entre eles 15 professores de ensino fundamental da zona rural e 06 cuidador de alunos, que provisoriamente serão contratados mediante processos seletivo simplificado aprovado pelos os vereadores.

De acordo com o projeto de lei 003 de 20 de março de 2019 do executivo municipal, o impacto financeiro aos cofres públicos será de 27.219,00 mensal.

Os parlamentares aprovam ainda outros dois projetos oriundos do executivo municipal. Isenção da taxa de iluminação pública para zona rural e o projeto de lei que autoriza abertura de crédito adicional para construção de uma outra Feira Livre em Brasiléia.

Os VEREADORES usaram a tribuna da casa legislativa, para fazer as suas reivindicações, junto à comunidade. E comentar as matérias aprovadas durante a sessão.

Vejam o que disseram…

Vereador Antônio Francisco(PT),

“Quero aqui com o nosso esforço falar do projeto que trata simplificado para os professores que a prefeitura a presentou nessa casa, tem seu cunho financeiro. Cabe a nós analisar para que não haja prejuízo para a população. Em relação ao limites territorial já estamos trabalhando com as prefeitura para a construção de termo de cooperação para ir trabalhando. Essa próxima semana vai reunir a comissão e apresentar esse documento é posteriormente para as comunidades. Em relação a regularização da Vila 26, estamos imbuídos para fazer a regularização dos nomes”. Disse.

Vereador Charbel Reis(MDB),

“Recebi um morador do km 17 para falar sobre a ponte que não está boa peço melhoras no local. Segundo indicação faço para Rua a Amélia Rocha de Souza está com problemas sérios na manilhas. Na Rua Atônito Mansur Barta água está correndo e carros não consegue passar ali, já liguei para o Secretário de Obras Carlinhos. O caminhão pipa não está levando água pra moradores do Nazaré após a ponte. Solicito informações sobre a reforma do Parque Centenário, ali tá precisando urgente de reforma. Tem uma emenda pra lá, tem que ser investido lá. Sobre a vinda do nosso governador Gladson Cameli, ele assinou termo de sessão de uso do ginásio e doação de terreno para Municipal e entrega de veículos comprado com emendas do Major Rocha. Falou da implantação do centro de Nefrologia no hospital de Brasiléia. Iniciou a reforma da ponte, e tenho certeza que irá construir a ponte nova. O governo também entregou trator para ser utilizado no aterro sanitário”. Enfatizou.

Vereador Edu Queiroz(PT),

“Solicito caixa eletrônico no centro da cidade, antigo, peço que a prefeita Fernanda converse com os representantes de bancos para instalar vários caixas no antigo centro. Temos 2 projetos: O projeto de construção da Feira Livre (abertura de créditos) fico contente que a emenda é do deputado Alan Rik. O outro é a realização do concurso simplificado para contratação de profissionais para educação.

Quero falar da vinda do governo Gladson: A prefeita e amiga do governador, e isso é bom pra Brasiléia, nós temos que parabeniza-la, fizeram parcerias e isso é bom para a população. A prefeita Fernanda tem boas referências. Temos que salientar o seguinte, os mandatos passam, e nenhum governo é eterno. Temos que aproveitar esse momento.

Em relação fake News, nenhuma pessoa merece ser maltratado, fico chateado com quem fala mal a vida dos outros. Tem muitas coisas que eu nem comento pra não ficar chateado. O povo precisa de respeito… Isso não ajuda a construir nada. As redes sociais são importantes, mas espero que essas coisas mudem de direção.

O Brasil tá precisando de paz e recomeço. Essa atitude do governo Gladson e da prefeita Fernanda é um recomeço. Espero que continue trabalhando juntos “Salientou.

Vereador Joelson Pontes (PP),

“E o nosso sétimo ano nessa casa. Eu quero agradecer é uma missão difícil mas estamos aqui pra contribuir.

Os moradores da Rua 28 de Maio, Leonardo Barbosa, estão pedindo melhoria. Solicito sinalização no centro do idoso e para melhoria na ladeira do Jarinal na ponte. O vereador Marquinhos está numa situação difícil (a sua rua). Nós votaremos favorável aos projetos do executivo para contratação de professores e cuidadores. Quero solicitar e saber pra onde vão esses profissionais?

A ponte do 59, precisa ser feita. È dessa forma que o vereador Joelson vai continuar fazendo política.

Agradeço o executivo pelo entendimento para alterar o código tributário e isentar o produtor de pagar taxa de iluminação pública. O executivo já mandou eu quero que o produtor receba esse benefício. É preciso pensar em um outro local para a feira, aquele espaço não tem pra onde ir. Antes de sair dessa casa quero votar o PCCR, professor Edson. Os que estão se aposentado como é que fica?

Não podemos ficar a merecer de bloqueios ou twiteiros. Quero que o governo Gladson continue ajudando”. Destacou.

Vereador Jurandir Queiroz(Pros),

“Parabenizar aqui nessa tribuna a prefeita Fernanda é o governo Gledson, ele mostrou –se ser um republicano em vim aqui e fazer parcerias.

Quero falar também sobre o projeto da educação que chegou nessa casa para que votarmos no dia de hoje são mais pessoas inserida no mercado de trabalho. Todos nós sabemos que a feira tem se tornado pequeno, que a prefeitura possa construir uma feira que venha acomodar os feirantes de Brasiléia.

Quero fazer indicação: uma melhoria de tapa buracos na Rua José Antônio Tomaz o mais rápido possível, passam lá crianças que estudam na escola Socorro Frota”. Enfatizou.

Vereador Rosildo Rodrigues(PT).

“Faço uma indicação para a prefeitura contrate uma pessoa para acompanhar pacientes na Van para Rio Branco, isso poderia diminuir a quantidade de acompanhante e mais vagas disponível para pacientes. Solicito que a prefeitura veja sobre a realização de atendimento de Saúde Itinerante.

Que a Secretaria de agricultura possa fazer parcerias com o governo do estado para apoiar a agricultura familiar.

Estou muito preocupado com a segurança nas escolas. O poder municipal precisa ter uma estratégia para garantir segurança na escola, que contrate segurança pra ficar na escola principalmente na hora da saída. Tenho certeza à prefeita Fernanda vai nos atender.

Quero pedir ao Ministério Público sobre a questão da saúde, tem uma senhora que mora no Seringal Tabatinga que está doente com câncer e não está recebendo atendimento no FUNDACRE, ela tem que ir para Porto Velho se quiser fazer tratamento. Que seja encaminhado um documento ao Ministério Público. Não dar para um hospital como o de Brasiléia não ter uma seringa pra aplicar uma injeção, o governo Gladson precisa dar uma resposta. E o anel viário já ficou para o próximo ano, já deixou de cumprir”. Disse.

Vereador Rozevete Honorato(PSB),          

“O governo tem parcerias firmadas com a prefeita Fernanda, pessoas ficam falando em rede social por que são de partidos diferentes. Fiquei muito grato, fomos convidados para fazer uma visita à casa Civil, a prefeita Fernanda com sua sabedoria fez parcerias. Todos os ramais e pontes que foram feitos foram com recursos próprios. Tem as áreas de assentamento que é de competência do INCRA. Eu encontrei Reinando Gadelha no ramal do 19, e eles estão acabando de construir a ponte. A ponte do Rio Xapuri está trazendo muito perigo para moradores. Vi a ponte do São Pedro em Assis Brasil, ela é de concreto e o piso de madeira, porque não construir em Brasiléia. Até porque a madeira tá cada dia mais complicado.

Quero justificar sobre a questão da água do Nazaré, foi porque a bomba quebrou. O Nelson me informou que o caminhão não atendeu por que a bomba quebrou

Minha indicação é que o executivo através da Secretária de Obras faça melhoria na ladeira do Jarinal. Peço melhoria para os pontos críticos do ramal km10”. Reivindicou.