Caps em Cruzeiro do Sul tem mais de 8 mil pacientes cadastrados e celebra Dia Nacional de Saúde Mental

Os pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, tiveram um dia de descontração e terapias durante esta quarta-feira (10). Para comemorar o Dia Nacional de Saúde Mental, os servidores do centro promoveram diversas atividades lúdicas que colaboram na recuperação dos pacientes.

A programação deveria ter começado com uma caminhada pelo centro da segunda maior cidade do Acre, mas, devido à chuva, a comemoração se concentrou apenas da sede do Caps. Mais de 50 pacientes se divertiram com dança, música, oficinas de pintura e outras terapias ocupacionais.

Um dos momentos de maior descontração foi quando a terapeuta do centro deu orientações de como fazer a automassagem. Essas atividades já são realizadas para ajudar na recuperação dos pacientes que acreditam que a cura não está apenas no uso medicamentos, como é o caso da aposentada Valdenira Silva, de 68 anos, que é atendida pelo Caps desde 2005.

“De início, eu mesmo não tinha capacidade de procurar ajuda e foi minha família que me trouxe. Aí quando cheguei aqui comecei a tomar o remédio e a participar dos grupos durante a semana. Eu cheguei a tocar fogo em colhão e quebrar as coisas em casa, me isolava e chorava muito. Eu surtava, mas frequentando os grupos me conscientizei que era muito importante para minha recuperação. Hoje tomo o remédio e participo dessas atividades e me sinto curada”, disse Valdenira.

Em média 70 pessoas por dia são antedidas no Caps de Cruzeiro do Sul. De acordo com a coordenadora do Centro, Cristina Messias, são pacientes de cinco municípios do acreanos o Vale do Juruá e de Guajará e Ipixuna, no Amazonas, que somam mais de 8 mil cadastrados.

“Atendemos crianças, adultos, idosos. Pessoas que têm transtorno mental grave que vêm sempre, e pacientes que vêm uma vez por ano. A gente tem uma equipe multidisciplinar com médicos, psicólogo, terapeuta ocupacional, farmacêutico, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros e atendimentos de grupos”, destacou Cristina.