Cemitérios são preparados para o dia 2 e ambulantes já lucram

 

Muitas pessoas irão aproveitar o Dia de Finados, no próximo sábado, 2 de novembro, para faturar e aumentar o rendimento da família. Nos quatro cemitérios públicos de Rio Branco – Jardim da Saudade, São João Batista, São Francisco e Cruz Milagrosa -, os serviços de limpeza e pintura dos túmulos, gaveta e jazigos já estão sendo oferecidos.

Edileide Ramos, de 40 anos, disse que desde os 15 anos trabalhado durante essa época no Cemitério São João Batista. Ela comentou que já chegou a faturar R$ 2 mil em duas semanas de trabalho. “ Já ganhei muito dinheiro aqui. Antes, fazia pela necessidade, mas agora faço porque gosto. De ontem pra hoje lucrei R$ 430. Vou lucrar mais ainda nos próximos dias, quando sai o pagamento dos servidores públicos. É uma “grana” que ajuda muitas famílias”.

Gildo César, diretor operacional da Secretaria Municipal de Zeladoria, ressaltou que o trabalho de limpeza nos cemitérios da cidade está em fase de conclusão. “ Iniciamos os serviços na semana passada. Até sexta-feira concluímos o trabalho. Estamos com toda nossa equipe mobilizada para atender aqueles que vierem visitar o túmulo de seus entes queridos. Apesar de diminuir o número de visitantes com o passar dos anos, acredito que muitas pessoas farão homenagem aos seus familiares que já não está entre nós”. Sobre o Dia de Finados Para entendermos o Dia de Finados primeiro precisamos saber que seu outro nome também é Dia dos Fiéis Defuntos, que remete às tradições do início do cristianismo, sendo encontrados registros à partir do século II, quando em antigas tumbas e lápides podiam se encontrar grafismos com orações para aqueles que estavam enterrados.