Compressor de ar-condicionado explode e mata duas pessoas em hospital de Cruzeiro do Sul

Texto: Mazinho Rogério e Tácita Muniz, G1 AC — Cruzeiro do Sul Vídeo: ContilNet

Acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (4) em Cruzeiro do Sul. Pacientes e servidores da unidade de saúde ficaram assustados.

Uma explosão dentro do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do acre, acabou matando dois servidores da unidade, na manhã desta sexta-feira (4). De acordo com a área de Tecnologia da Informação, técnicos mexiam no ar-condicionado quando ocorreu a explosão. A unidade de saúde é gerenciada pela Associação Nossa Senhora da Saúde (Anssau).

Francisco Costa disse que estava aguardando para fazer um exame com contraste quando ouviu a explosão. “A gente ouviu como se fosse um tiro, uma explosão, todo mundo correu e eu não podia andar. Me tiraram e ficou todo mundo aqui fora em pânico”, conta.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os servidores faziam a manutenção, quando a caixa do ar-condicionado explodiu e atingiu três pessoas.

Local do incidente onde duas pessoas foram a óbito.

“Foram duas vítimas fatais e uma ferida. O que ocorreu é que estavam fazendo a manutenção de um ar-condicionado no prédio que fica atrás do hospital, como se fosse um depósito, e o cilindro explodiu e os estilhaços atingiram as vítimas com a explosão e causou os óbitos”, explica o major do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão.

Pacientes não ficaram feridos

Antônio Adriano Souza, responsável pela TI, explicou que nenhum serviço do hospital foi prejudicado e que os pacientes não foram feridos.

“As pessoas que estavam trabalhando na manutenção do ar-condicionado que sofreram os danos. Não houve explosão generalizada, foi uma coisa isolada na área da manutenção”, garante.

Os nomes das duas vítimas ainda não foram divulgados, mas, Ildomar Rogério, que trabalha na área de Oxigênio da unidade, disse que um dos mortos é seu primo, Marcelo Silva, e o outro também trabalhava com ele.

A outra vítima fatal foi identificada como Erisson Guedes. Maria da Conceição, mulher de Marcelo e que coordena a equipe de manutenção, também foi atingida por estilhaços e passa por cirurgia.

“Ele tava com uma solda, o que pode ter causado a explosão. Realmente os dois morreram e a esposa está na sala de cirurgia, porque ela trabalhava no hospital coordenando equipe de limpeza e foi logo após o horário da merenda”, diz.

Governo lamenta acidente

Em nota, o governo disse que já abriu um procedimento administrativo para investigar o que aconteceu e se solidarizou com os servidores do hospital e familiares das vítimas.

“O governo do Acre, através da Secretaria de Estado de Saúde, vem a público se solidarizar com os familiares das vítimas do acidente ocorrido no hospital do Juruá, bem como oferecer a assistência necessária aos demais funcionários e colaboradores da saúde daquela unidade, ainda profundamente abalados com o ocorrido. A secretaria informa ainda que as autoridades competentes já instauraram procedimento investigativo para apurar as causas do ocorrido e as responsabilidades subsequentes”, diz a nota.