“Eles estão desrespeitando as pessoas”, denuncia presidente da AMOPREB durante sessão em Brasileia

José Maria Menezes em uso da tribuna – Foto: Almir Andrade

Durante a sessão desta terça-feira, 20, na Câmara Municipal de Brasiléia o presidente da Associação dos Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes – AMOPREB, José Maria Menezes, mais conhecido como açúcar, fez o uso da tribuna para denunciar o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

Na oportunidade o representante dos moradores da Resex destaca a falta de respeito por parte dos funcionários federais com os moradores residentes na reserva. Segundo Açúcar, os produtores estão sendo lesados, desrespeitados e em alguns casos, até mesmo a propriedade violada para fiscalização truculenta e abordagens de maneira arbitraria.

José Maria cita um caso de invasão de propriedade, onde os fiscais federais adentraram na casa de um produtor e tomaram uma arma de uso para caça, e como o proprietário não se encontrava no momento, levou a documentação de um dos filhos do morador.

“Nós queremos que pare essas ações, para tomarmos encaminhamento e dialogar. Nós não somos a favor do desmatamento, somos a favor das pessoas terem uma vida digna dentro da reserva para sobreviver”, destacou o presidente, Açúcar.

A denúncia repercutiu muito no poder legislativo entre os vereadores de oposição e situação – Foto: Almir Andrade

A denúncia repercutiu muito no poder legislativo entre os vereadores de oposição e situação.

O presidente do poder legislativo de Brasiléia, Rogério Pontes, vê como importante a atuação do órgão federal, mas destaca a razão do representante dos moradores da Resex em fazer a denúncia sobre o desrespeito sofrido pelos extrativistas.

“Não sou contra a existência do ICMBio , mas o presidente Açúcar tem todo direito. O poder legislativo aceitou ele em fazer o uso da tribuna, por ele representar os moradores da reserva e  nós na qualidade de vereadores temos que agir e o povo da reserva precisa desse carinho”, disse Rogério.

Almir Andrade

 Veja o vídeo abaixo com Almir Andrade: