Enchente desabriga famílias em Porto Velho e Defesa Civil do Acre fica em alerta

A Defesa Civil em Porto Velho, confirmou nesta sexta feira(7), que cerca de 100 famílias estão desalojadas e desabrigadas na capital rondoniense por causa da cheia do rio Madeira.

O Manancial atingiu  hoje 17,74 metros, dois metros acima da cota de transbordamento. Segundo as autoridades do estado vizinho, oito bairros já foram alcançados pelas águas que continuam subindo.

A situação em Porto Velho fez a Defesa Civil no Acre redobrar o monitoramento na região do Abunã, onde o rio Madeira se encontra com o rio Abunã, local por onde navegam as balsas que fazem a travessia dos mantimentos que chegam ao Acre, pela Br 364.

Em Rio Branco, o comandante do Corpo de Bombeiros do Acr, coronel Carlos Batista, disse que mantém constante contato com a Defesa Civil rondoniense e com a equipe de meteorologia da Usina de Jirau, que faz rigoroso acompanhamento do nível dos dois rios.

Batista falou que a maior preocupação é com a Br 364. A rodovia teve trecho elevados para evitar que fossem inundados pelas águas, mesmo assim, explicou ele, o risco de enchente sempre é levado em conta.

O comandante frisou porém, que neste momento não há motivos para grande preocupação, porque de acordo com os relatórios meteorológicos, o nível dos mananciais não deve se alterar pelos próximos dias.

“A usina de Jirau faz o acompanhamento do volume de chuva na cabeceira dos rios. Eles também executam uma ação chamada de depreciação da vazão, que controla o nível dos mananciais em uma grande extensão. Estamos em contato direto com eles e mantendo por aqui nosso monitoramento”, garantiu Batista.

Por Jairo Barbosa para oaltoacre