Equipe de juízes, delegados e promotores embarca para atuar na eleição nos municípios mais isolados do AC e AM

Uma equipe, formada por três juízes, um delegado e três promotores, embarcou nesta quinta-feira (4), no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul, segunda cidade do Acre, com destino aos municípios mais isolados do estado para coordenar as ações durante a eleição deste domingo (7).

Um voo fretado e um helicóptero da Polícia Federal levaram a equipe para os municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, no Acre, e também para o município de Ipixuna, no Amazonas.

No Acre, cada município terá a presença de, pelo menos, um juiz, um delegado e um promotor para atuar no dia da eleição, além dos mesários, profissionais da segurança e outros servidores que estão à disposição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC).

Desde o início da semana, os servidores que vão trabalhar nas seções das comunidades mais distantes, começaram a deixar a cidade para se deslocar para os pontos de votação.

Nesta quinta, foi a vez dos juízes, os promotores e do delegado Alexnaldo Batista seguirem para o município onde ficarão à disposição do TRE. “Nosso objetivo é manter a segurança nesses municípios e garantir que todo processo ocorra dentro da maior legalidade possível”, afirmou o delgado que vai para Marechal Thaumaturgo.

De acordo com o juiz Marlon Machado, enviado pelo TRE do Amazonas para o município de Ipixuna, além de garantir a lisura do processo, o objetivo é dar agilidade no encaminhamento dos dados logo após o encerramento da votação.

“A justiça eleitoral é muita rápida e muito séria. Me lembro que na eleição passada, trabalhei no Jordão e fui até parabenizado pelo desembargador porque foi uma das apurações mais rápidas que teve. Era 17h37 e a gente já tinha conseguido pegar os disquetes das urnas e enviar para Rio Branco. Então, o papel desses juízes, delegados e promotores é garantir que a eleição ocorra e, ao final das 17h, coletarmos os dados e transmitir para a capital”, esclareceu Machado.

No mesmo voo também viajou uma equipe de agentes da Polícia Federal que vai atuar nos três municípios. O delegado que vai atuar na eleição, em Porto Walter, deve viajar na manhã desta sexta-feira (6).