Evo Morales anuncia candidatura ao quarto mandato na Bolívia

LA PAZ – O presidente boliviano, Evo Morales , inscreveu nesta quarta-feira sua candidatura nas próximas eleições presidenciais do país, numa tentativa de permanecer no cargo até 2025. Seus opositores acusaram o presidente de tentar se perpetuar no poder, e anunciaram uma “dura briga eleitoral”.

Primeiro indígena a ocupar a Presidência boliviana, Morales, de 59 anos, tem mandato até 2020, mas espera conquistar um quarto mandato nas eleições — agendadas para outubro do ano que vem — como candidato do Movimento ao Socialismo (MAS).

— O MAS é um movimento político que não pode ser contido no combate àqueles que defendem o capitalismo e o imperialismo — afirmou Morales, presidente desde 2006, diante de uma multidão que o acompanhou ao Tribunal Supremo Eleitoral. — Enquanto o povo se mantiver unido, continuará derrotando as políticas que tanto dano causaram à economia boliviana.

Ex-líder cocaleiro, Morales — que em seu discurso defendeu a nacionalização da economia e rechaçou a privatização dos recursos naturais bolivianos — foi eleito pela primeira vez em 2006, e reeleito em 2010 e 2014.