Federação propõe, clubes aprovam e Campeonato Acreano 2019 terá 10 equipes

Reunião na FFAC para discutir Campeonato Acreano 2019 — Foto: Duaine Rodrigues

No primeiro encontro entre representantes da Federação de Futebol do Acre (FFAC) e dirigentes de clubes do futebol profissional do estado para acertar os detalhes da disputa do Campeonato Acreano 2019, dois pontos fundamentais foram fechados pelos presentes, na tarde desta terça-feira (6), na sede da entidade em Rio Branco.

A proposta apresentada pelo presidente da FFAC, Antônio Aquino Lopes, de aumentar o número de participantes do estadual para 10 equipes – até 2018 oito brigavam pelo título –, foi aprovada pela maioria dos dirigentes. Na reunião estiveram representantes de Andirá, Atlético-AC, Galvez, Humaitá, Independência, Náuas, Rio Branco-AC, São Francisco e Vasco-AC. O Plácido de Castro não teve participante.

Além do número de equipes, os dirigentes fecharam ainda a fórmula de disputa do estadual. A competição terá dois turnos com os clubes divididos em dois grupos com cinco cada. No primeiro turno, os times do grupo A enfrentam os do grupo B. Primeiro e segundo colocados de cada chave se classificam às semifinais. Nas semis, que terão jogo único, o 1º do grupo A enfrenta o 2º do grupo A, enquanto o 1º do grupo B encara o 2º do grupo B. Os vencedores dos dois confrontos fazem a final do turno também em jogo único.

No segundo turno, os times jogam dentro dos próprios grupos, com primeiro e segundo lugares garantindo vaga nas semifinais. Na disputa por vaga na decisão do segundo turno, o 1º do grupo A vai enfrentar o 2º do grupo B, enquanto o 1º do grupo B enfrenta o 2º do grupo A. os vencedores vão à decisão.

Caso um clube vença os dois turnos será declarado campeão. Se duas equipes diferentes vencerem os turnos, o título será disputado em partida única entre elas. Os quintos colocados de cada grupo ao fim dos dois turnos serão considerados rebaixados para a segunda divisão, mas podem voltar a disputar a elite em 2020, se não houver outros rivais para realização da divisão de acesso (entenda mais abaixo).

Uma nova reunião para definição dos grupos do estadual, data de abertura e os confrontos da primeira rodada foi agendada para a próxima terça-feira (13), às 16h, na sede da FFAC.

2ª divisão não será disputada em 2019

Com a decisão de realizar o Campeonato Acreano 2019 com 10 clubes, a Federação de Futebol do Acre não terá a disputa do estadual da 2ª divisão no calendário do próximo ano. Segundo o presidente Antônio Aquino Lopes, a possibilidade é de que a competição retorne em 2020, se aparecer clubes aptos a competir.

Antônio Aquino Lopes, presidente da FFAC, ecplica proposta de elevar número de clubes da elite do futebol acreano — Foto: Duaine Rodrigues
Antônio Aquino Lopes, presidente da FFAC, ecplica proposta de elevar número de clubes da elite do futebol acreano — Foto: Duaine Rodrigues

– Como este ano não pudemos fazer a segunda divisão com três clubes, prevendo que não há até o momento nenhum clube disposto a disputar a segunda divisão, resolvemos alterar esse sistema, colocamos os dois que estão habilitados a disputar o campeonato (Náuas e São Francisco). Em 2019 se classificariam os oito (melhores) e jogariam em 2020 (a 1ª divisão). Se aparecer mais alguém (2020) para disputar a Segunda (além dos dois ‘rebaixados’ em 2019), faremos. Se não, 10 disputarão o campeonato (1ª divisão). A ideia nossa quando for ter a segunda divisão é fazer paralela à primeira divisão para que os clubes não sejam prejudicados usando os mesmos atletas que jogaram a primeira – explica.