FIEAC/SENAI AC fecha convênio com Eletroacre e vai oferecer cursos de qualificação profissional para a população do Acre

A Eletroacre, empresa do Grupo Energisa, assinará, no próximo dia 4 de abril, um convênio com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) para aumentar a oferta de cursos de qualificação profissional no Acre, por meio do SENAI AC – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Além da formação de novos profissionais, o projeto batizado de “Escola da Energia” prevê a modernização de dois centros de treinamentos: um localizado em Rio Branco e, o outro, em Cruzeiro do Sul. No total, o investimento previsto neste ano é de aproximadamente R$ 1 milhão.

“O primeiro resultado dessa parceria será o aumento das vagas nos cursos do SENAI. A expectativa é de que mais de 200 novos eletricistas e 40 técnicos sejam formados ainda este ano. Uma grande oportunidade para jovens da região”, afirma José Adriano Ribeiro, presidente da FIEAC.

Daniele Salomão, diretora de Gestão de Pessoas e Comunicação do Grupo Energisa ainda reforça que “Os investimentos também vão garantir a modernização dos laboratórios utilizados por professores e alunos e a atualização dos educadores no Senai e transferência de conhecimento técnico da Energisa. Eles receberão equipamentos novos, padronizados e mais completos”.

Além da abertura de novas vagas para os cursos e da melhoria dos laboratórios para as aulas, a Eletroacre vai apoiar os estudantes técnicos e eletricistas formados pelo SENAI a entrarem no mercado de trabalho. Para isso, o SENAI já enviou para a empresa uma lista de alunos e ex-alunos da instituição, que serão incluídos no banco de talentos da Eletroacre. Assim, a empresa poderá encontrá-los e contratá-los com mais agilidade sempre que houver novas vagas de emprego.

“Uma parceria como esta deixa claro o compromisso da Eletroacre e da Energisa com a geração de oportunidades para os profissionais da região. Precisamos preparar, formar e desenvolver jovens que possam assumir posições dentro da nossa empresa ou em outras empresas, porque acreditamos que os investimentos que vamos fazer na ampliação da capacidade energética da região irão contribuir muito para a chegada de novos negócios e empresas no Acre”, afirma José Adriano, presidente da Eletroacre.

A cerimônia de assinatura do acordo entre a Eletroacre e a Federação das Indústrias será realizada no dia 4 de abril, em Rio Branco. Estarão presentes o presidente da FIEAC, José Adriano Ribeiro; o presidente da Eletroacre, José Adriano Silva, o diretor do SENAI-AC, César Dotto; e o gerente de Gestão de Pessoas da Energisa, Roberto Silva.

Por meio do projeto Escola de Energia, a Energisa também investiu cerca de R$ 2 milhões em outro convênio com o SENAI, firmado em 2018, para apoiar a formação de profissionais nos estados de Paraíba, Mato Grosso, Sergipe e Tocantins.