Filho de vereadora nomeado para cargo em secretaria enquanto fazia curso de medicina no AC é investigado

O Ministério Público do Acre (MP-AC) decidiu abrir um inquérito civil para investigar Leonardo Leite, filho da vereadora Idalete de Holanda, que foi nomeado como chefe de Execução Orçamentária na Secretaria Finanças do município de Senador Guiomard enquanto cursava medicina em tempo integral em uma faculdade de Rio Branco.

A reportagem entrou em contato com a vereadora nesta terça-feira (16) para que ela se pronunciasse sobre o caso. No entanto, Idalete informou que estava em sessão na Câmara do município e que deve se posicionar posteriormente.

Conforme a portaria publicada no Diário do MP-AC nesta terça, Leite foi nomeado em cargo de comissão como chefe de Execução Orçamentária da Secretaria Municipal de Finanças em 25 de setembro de 2017 com efeitos retroativos de 31 de agosto do mesmo ano.

Porém, ele não trabalhava, já que cursava medicina na capital acreana. Neste período, mesmo sem trabalhar, o homem recebeu pagamentos do município, mas os valores não foram informados, conforme o MP. Após a solicitação de informações, o filho da vereadora foi exonerado.

Ao ser interrogado, Leite relatou que foi nomeado para cargo após convite do secretário de Administração do município e que trabalhou na entrega de documentos, convites e fazia trabalho de office boy, mas que nunca atuou como chefe de Execução orçamentária.

Para o MP-AC, o caso configura, em tese, improbidade administrativa e por isso deve ser investigado.

Ao G1, a Promotoria de Justiça Cível de Senador Guiomard informou que o caso iniciou como uma notícia fato, mas se tornou um inquérito para que fosse dada a continuidade nas investigações.

Mesmo que Leite tenha sido exonerado, o órgão afirma que é necessária uma investigação para apurar se houve dolo – procedimento fraudulento – e que outras questões como a improbidade devem ser avaliadas.