Forças de segurança do Acre, Bolívia e Peru reforçam parceria no combate ao crime na fronteira

Uma reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira, dia 15, no 10º Comando da Polícia Militar do Alto Acre em Brasileia, reuniu autoridades policiais do Acre e da cidade de Cobija (Bolívia), além do Cônsul da Bolívia no Brasil, com finalidade de aumentar a parceria no combate aos crimes fronteiriços.

O Coronel Adjunto de Segurança do Acre, Coronel Dantas, comentou que estão fortalecendo o elo com as polícias da Policia Nacional Boliviana e do Peru, juntamente com a Polícia Civil, para coibir os roubos de veículos que teve um aumento no Acre, enquanto o número de homicídios diminuiu.

Dantas falou de uma ‘mutação’ nos crimes de tráfico, homicídio e furtos no estado do Acre. Neste meio, se percebeu o aumento de crimes relacionados às empresas de seguros que tentam aplicar golpes de falso roubo. Assim, o fortalecimento entre as forças policiais, além do Consulado dos dois países, tende a coibir esses delitos.

Segundo o Major Estene, da PM do Acre, destacou que esse trabalho já vem acontecendo desde o ano de 2013. “A luta contra o mau e para o bem de todos continua. A fronteira tem vida própria, mas, as polícias Militar e Civil do Acre estão sempre interligadas com as forças do Peru e Bolívia, e essa reunião vem para reforçar nosso compromisso em combater o crime”, destacou.

Veja vídeo reportagem com Almir Andrade abaixo.