Mais de 1,9 mil urnas eletrônicas são preparadas para o 2º turno das eleições no Acre

No Acre, as 1.924 urnas que vão ser usadas no 2º turno das Eleições 2018 começaram a ser preparadas neste sábado (20). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC), os aparelhos vão receber uma nova mídia contendo nome, foto e número dos dois candidatos que concorrem ao cargo de presidente.

Após isso, as urnas vão ser testadas novamente e lacradas pelas equipes dos cartórios eleitorais.

O TRE-AC afirma que todo o procedimento é feito na presença de juízes e promotores eleitorais das zonas que compõem o estado, pois eles é que são responsável pela assinatura dos lacres e verificação dos sistemas eleitorais.

Mais de 1,9 mil urnas vão ser lacradas para serem usadas no segundo turno das Eleições 2018 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica AcreMais de 1,9 mil urnas vão ser lacradas para serem usadas no segundo turno das Eleições 2018 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Mais de 1,9 mil urnas vão ser lacradas para serem usadas no segundo turno das Eleições 2018 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Após o lacre, as urnas vão ser usadas somente no dia 28 de outubro, quando o mesário ligar o equipamento para o 2º turno.

“A logística é a mesma. Uma por uma vai passar por vistoria verificando todos os aspectos deixando a urna íntegra para que volte a sessão preparada para receber a votação para presidente”, afirma a secretária de tecnologia do TRE-AC, Rosana Magalhães.

As urnas dos municípios de Rio Branco, Porto Acre, Bujari, Senador Guiomard, Acrelândia e Plácido de Castro são preparadas no Fórum Eleitoral, na capital acreana.

Já as urnas do restante dos municípios começaram a ser preparadas simultaneamente no sábado (20) e devem ser lacradas no domingo (21) nas respectivas zonas eleitorais. Somente as urnas da 2ª Zona Eleitoral, que compreende as cidades de Xapuri e Capixaba, vão ser preparadas na segunda-feira (22) e terça (23).

Todo o processo é aberto ao público, segundo o órgão. Porém, de acordo com a desembargadora Regina Ferrari, nenhum candidato e nenhum representante dos partidos participaram do processo de preparação das urnas no 1º turno.

“Foram expedidos ofícios aos representantes do PT e do PSL, que são os partidos que concorrem no 2º turno. Esperamos que compareçam caso tenham interesse, mas não é obrigatório”, afirma.