MP investiga médico do AC que atende pacientes como neurologista sem especialização

O Ministério Público do Acre (MP-AC) instaurou um inquérito civil para investigar supostas irregularidades no exercício da medicina por parte do médico Leonardo Diel. O documento foi publicado na edição desta quarta-feira (10) do Diário Eletrônico do órgão.

Conforme o MP-AC, Diel estaria atendendo, tanto em seu consultório como na Policlínica da Polícia Militar, como especialista em neurologia e neurocirurgia sem ter o título.

Ao G1, o médico informou que atua há 40 anos e que, como médico, pode atender em qualquer área. Segundo Diel, ele tem residência em neurocirurgia, mas realmente não tem título de neurologista nem de neurocirurgião.

“Sou médico e o médico faz o que quiser, não é irregularidade. Médico é médico. O próprio Conselho de Medicina diz que médico faz o que quiser. Agora, tenho atendimento preferencial. Tenho residência, tenho minha faculdade, há 40 anos trabalho como neurologista. Na época de título, houve um racha na sociedade de neurocirurgia, aí ficou dividido. Mas, não fui notificado ainda”, afirmou Diel.

O médico disse que em seu cartão e receituário estão com a informação de que ele atende como neurocirurgião e neurologista. “O atendimento é preferencial, você vai se quiser. O que interessa é que o Conselho diz que o médico tem que fazer tudo”, disse.

Sindicância no CRM-AC

A presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), doutora Leuda Davalos, afirmou que uma sindicância que investiga o caso do médico Leonardo Diel já foi instaurada, após denúncia de um popular. Leuda informou que o CRM também já foi notificado pelo MP-AC a respeito do inquérito.

“Existe uma sindicância aberta que aguarda o relatório do sindicante que investiga propaganda irregular. O médico pode atuar em qualquer área, porém, se ele não for especialista, ele não pode anunciar. Uma comissão do CRM é responsável pela investigação desses casos, que são vários em Rio Branco, mas que correm em sigilo”, disse a presidente.

Conforme o MP-AC, o médico deve comparecer na Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor para prestar esclarecimentos sobre a divulgação da especialidade.