Mulheres e familiares de detentos bloqueiam BR-364 em protesto às restrição de visita aos presos

Manifestantes querem o retorno das visitas todos os finais de semana e durante todo o dia/Foto: Juan Diaz
SAIMO MARTINS, DO CONTILNET

No início da tarde desta quarta-feira (3) cerca de 50 pessoas decidiram fechar a BR-364, em frente à Universidade Federal do Acre (Ufac), em protesto às medidas impostas pelo Instituto Penitenciário do Acre (Iapen), que restringiu o tempo de vista e aumentou para 15 dias o intervalo entre as visitas íntimas. Esta é a segunda manifestação em menos de duas semanas

De acordo com uma das manifestantes identificada como Andressa, os familiares já buscaram diversas autoridades na tentativa de derrubar o decreto do diretor da unidade Lucas Gomes. “O diretor disse que não tem diálogo com a gente”, relatou.

Andressa destacou que com relação às visitas íntimas, as esposas foram divididas em dois grupos. “Agora dois grupos vão de 15 em 15 dias ver seus esposos isso é um absurdo”, afirmou.

Para finalizar a manifestante destacou que o tempo de quatro horas é insuficiente.  “Muitas hoje foram impedidas de entrar por que não dá tempo de nada. Só queremos nossos direitos de volta. Que as vistas sejam o dia todo”, explicou.

A manifestação causou grande engarrafamento de veículos nos dois sentidos da BR; tanto sentido bairro, quanto sentido centro da cidade. A Polícia Rodoviária Federal está no local para organizar o trânsito e evitar possíveis tumultos.

Mulheres afirmam que quatro horas são insuficientes para visitas/Foto: Juan Diaz

Em nota, Lucas Gomes disse que “O Iapen mantem o mesmo posicionamento apresentado diante da manifestação anterior, na certeza de que as mudanças são necessárias pois garantem uma melhor fiscalização na entrada dos presídios, oferecem melhores condições no atendimento dos familiares e fortalecem a segurança de reeducandos, servidores e familiares”.

O Trânsito ficou parado no local/Foto: Juan Diaz

Veja a nota na íntegra:

NOTA

O Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Iapen/AC), por meio do Diretor Presidente Lucas Gomes, vem a público esclarecer os fatos que envolvem a manifestação dos familiares dos reeducandos, na BR 364, nas proximidades da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Como em outro protesto, ocorrido no dia 28 de março, nas proximidades do Estádio José de Melo as manifestantes reivindicam a revogação da portaria nº 573/2019 que dispõe sobre a normatização do cadastro de visitantes e dos procedimentos de visitas das Unidades Prisionais do Estado do Acre.

A portaria, recentemente publicada em Diário Oficial, restringe as visitas e estabelece novos horários para a visitação, visando garantir a ordem, a segurança e reduzir o fluxo dentro das Unidades Penitenciárias, sem ferir o direito à assistência familiar recebida pelos apenados.

Nesta quarta-feira, 03, ocorreu a primeira visita íntima sob as exigências estabelecidas na portaria. Como esperado, a movimentação no interior dos presídios foi tranquila e não houve registro de alterações.

O Iapen mantem o mesmo posicionamento apresentado diante da manifestação anterior, na certeza de que as mudanças são necessárias pois garantem uma melhor fiscalização na entrada dos presídios, oferecem melhores condições no atendimento dos familiares e fortalecem a segurança de reeducandos, servidores e familiares.

Rio Branco – Acre, 03 de abril de 2019.
Ascom/Iapen