Órgãos públicos que são locais de votação fecham a partir desta sexta-feira; veja quais

O primeiro turno das eleições acontece no próximo domingo (7), com isso, as escolas e órgãos que irão funcionar como local de votação já serão fechados a partir desta sexta-feira (5) para a chegada das urnas eletrônicas.

Por meio de nota, o governo do Estado informou que somente os serviços essenciais como as unidades de saúde de urgência e emergência (Upas e Pronto-Socorro), delegacias de polícia e o Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (Ciosp), seguem funcionando normalmente.

Urnas começam a ser instaladas nesta sexta/Foto: Reprodução

O Acre possui 547.680 eleitores que estão divididos em nove zonas eleitorais. Destes, 255.548 estão aptos a votar em Rio Branco. Confira alguns dos órgãos que estarão fechados por conta das eleições:

Oca Rio Branco

Secretaria de Estado de Saúde – Sesacre

Secretaria da Fazenda – Sefaz

Delegacia do Ministério do Trabalho

Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE

Escolas estaduais e municipais

 

Ponto Facultativo

A prefeitura de Rio Branco decretou ponto facultativo na quinta-feira (5) e sexta-feira (6) nos prédios públicos que serão utilizados para abrigar pontos de votação. A medida foi tomada com base no decreto 935, de 02.10.2018 que diz: “ficam os secretários municipais e as autoridades da administração pública autorizados a convocar servidores para expediente normal nos prédios que não estão à disposição do Tribunal Regional Eleitoral ou por necessidade de serviço, no dia declarado como ponto facultativo, dispensando da respectiva compensação os servidores que vierem cumprir horário neste período”.

O decreto assegura ainda que os serviços públicos essenciais devem ser garantidos pelos órgãos da Prefeitura de Rio Branco por meio de escalas ou plantões.