Prefeitura de Cruzeiro do Sul distribui mosqueteiros a população

Como estratégia de combate à malária, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou mais uma entrega de mosqueteiros impregnados de inseticidas de longa duração (MILD), nesta quinta-feira, 14. Desta vez, os beneficiários foram os moradores da comunidade Santa Luzia do Pentecoste.

Comunidade Santa Luzia do Pentecoste foi beneficiada/Foto: ascom

No ano passado, 5% dos casos de malária registrados no município ocorreram na comunidade. Nessa entrega, 200 famílias foram beneficiadas com a doação de mosquiteiros. Com o apoio do Governo Federal, a Prefeitura vai entregar 20 mil mosqueteiros, somente este ano.

“Do ano passado para cá, conseguimos reduzir 70% dos casos de malária, em Cruzeiro do Sul. Isso é fruto do esforço e do trabalho da nossa equipe e do apoio recebido do Governo Federal. Investir em saúde é tratar a população como ela merece, com dignidade. Essa é uma área estratégica da nossa gestão”, salientou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

Acompanhado dos MILD, a equipe da Vigilância Entomológica entrega um calendário que orienta os moradores sobre a lavagem do equipamento. Para a dona de casa, Maria Adriele, a ajuda veio em boa hora. “Eu peguei malária mais de dez vezes. O mosqueteiro me trouxe segurança e a garantia de saúde”, afirmou.

Francisco José de Souza, 61 anos, também celebrou a aquisição. “Minha esposa e filhos pegaram malária mais de 12 vezes. Agora, com o mosqueteiro nós estamos satisfeitos, pois vai evitar que a gente adoeça”.

Além do serviço de prevenção, a Prefeitura oferece tratamento à população, é o que explica a secretária de Saúde, Juliana Pereira. “Temos uma redução bem significativa. Estamos empenhados em combater essa e outra doenças. Paralelamente, ofertamos atendimento médico e orientação educativa aos cruzeirenses”, destacou.

Apoio parlamentar

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, Clodoaldo Rodrigues, o Legislativo tem buscado auxiliar a Prefeitura. “Muitos vereadores têm buscado empenho de senadores e deputados a fim de garantir recursos ao município. Aproveito para parabenizar o trabalho da Prefeitura, que não tem medido esforços para reduzir os casos de malária”, disse.