Prefeitura por meio do CAPS desempenha importante papel em Brasiléia

Equipe CAPS de Brasiléia – Foto: Eldson Júnior – SECOM/PMB

Por Eldson Júnior – SECOM/PMB

Os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Com esse intuito a Prefeitura de Brasiléia montou uma equipe qualificada para oferecer um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras e equipe de apoio para levar melhor atendimento à população.

Atualmente o CAPS do município de Brasiléia, atende diariamente 30 pessoas que procuram acolhimento no centro. Além de atuar na área rural com visitas semanais a famílias e clientes que não podem ir até a cidade. São mais de 10 visitas por semana, realizando acompanhamento nos mais diversos locais da área rural do município.

Marinete Mesquita, Coordenadora do CAPS de Brasiléia, ressalta os trabalhos realizados pelo centro.

“Nós ofertamos as pessoas que procuram o CAPS, o acolhimento e acompanhamento psicológico, médico e psiquiatra e acompanhamento com a medicação. E a visita domiciliar para orientação do tratamento que é pertinente acompanhar a situação familiar, que é de fundamental importância. Então fazemos questão de acompanhar de perto a realidade da família para proporcionarmos a qualidade desse atendimento”, destaca Marinete.

Equipe CAPS em atendimento na zona rural – Foto: Eldson Júnior – SECOM/PMB

Desde que a Prefeita Fernanda Hassem assumiu a gestão, o centro atua assiduamente e está presente junto à comunidade. O CAPS através de seus profissionais está inserido nas mais diversas campanhas e atividades realizadas pela Prefeitura de Brasiléia para conscientização e prevenção.

A equipe do centro realiza semanalmente também atividades recreativas e que estimule aprendizados com os clientes. E quem deseja ou tem familiar que necessite de acompanhamento, pode procurar a sede do CAPS em Brasiléia, que fica na rua Pedro Júlio de Mesquita, Nº 237, bairro Três Botequins.

Veja o vídeo: