Prevista para 5 de fevereiro, Nova Legislatura da Aleac inicia com posse e eleição da Mesa Diretora

Com uma nova composição distribuída entre 24 vagas, a 15ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) inicia no próximo dia 5 de fevereiro. A abertura dos trabalhos, no dia 1º, será marcada pela sessão solene, prevista para iniciar às 10h, que dará posse aos deputados estaduais eleitos em outubro de 2018 e pela escolha da nova Mesa Diretora do Parlamento acreano.

A escolha da nova composição da Mesa Diretora será feita logo após os parlamentares tomarem posse. O processo será conduzido pelo atual 1° secretário da Casa, deputado estadual reeleito Manoel Moraes (PSB). O Regimento Interno da Aleac estabelece que o presidente da Legislatura anterior, que encerra no dia 31 deste mês, ou o deputado mais velho reeleito conduza o processo.

Como o atual presidente da Casa Ney Amorim (Sem Partido) não volta ao Parlamento este ano, caberá a Morais conduzir o procedimento até o seu encerramento. Assim que os novos membros forem anunciados no comando da Casa e forem empossados nos respectivos cargos disponibilizados, o peessedebista deixará a 1ª Secretaria dando lugar ao escolhido pelos demais.

Quatro dias após a posse dos parlamentares e a escolha da Mesa Diretora, o dia 5 de fevereiro será marcado pela leitura da mensagem governamental, que será feita pelo governador Gladson Cameli (PP) no Plenário da Aleac, aos legisladores. Fora a solenidade com a presença do chefe do Executivo, também será realizada uma sessão solene para a abertura oficial dos trabalhos no local.

Fonte: Jornal Opinião