Primeiro caso de H1N1 é registrado em Cruzeiro do Sul; cinco pacientes são observados

Por Da redação ac24horas

Uma jovem de 22 anos recebeu diagnóstico positivo para gripe influenza do tipo H1N1. O caso foi confirmado nessa terça-feira, 9, pela secretaria municipal de saúde de Cruzeiro do Sul, na região do Juruá. A paciente passa por acompanhamento, mas fora de riscos.

Segundo a secretaria, a jovem procurou uma das unidades de saúde do município no mês de fevereiro, após sentir fortes dores no corpo, na cabeça, febre alta e dificuldade na respiração.

Até agora, oito pessoas já procuraram as unidades de saúde do município com sintomas da doença desde janeiro de 2019. Dessas, duas já tiveram o diagnóstico descartado, as outras cinco, sob suspeita, estão em observação médica. O resultado dos exames deve ser concluído nos próximos dias.

A secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul afirmou que a paciente com diagnóstico positivo contraiu o vírus no próprio município. “Assim que recebemos o diagnóstico, a equipe da secretaria fez a visitou, deu as orientações e está fazendo o acompanhamento da paciente e também da família”, assegura Juliana Ferreira.