Sem laudos, Arena do Juruá não está em condições de receber jogos oficiais

Arena do Juruá não deve ser palco de jogos do Campeonato Acreano 2019 — Foto: Genival Moura/G1

A Arena do Juruá foi construída pelo Governo do Estado na cidade de Cruzeiro do Sul, a 648 km de Rio Branco, capital do Acre, durante a gestão do ex-governador Binho Marques, para abrigar jogos do Náuas e ser mais uma opção de praça esportiva para o futebol local no interior. Durante alguns anos, enquanto o Cacique do Juruá esteve na elite estadual, o cenário foi palco de grandes partidas, inclusive dando ao Náuas bons resultados na bilheteria.

No entanto, com o rebaixamento do time para a segunda divisão, a quantidade de jogos no futebol profissional reduziu nas temporadas seguintes e o local deixou de receber atenção da Secretaria de Estado de Esportes, tendo os laudos exigidos por lei vencidos e sendo utilizado somente para treinamento do Náuas e algumas partidas não-oficiais.

Na última semana, em reunião na Federação de Futebol do Acre, na capital, ficou decidido o retorno do Náuas à primeira divisão estadual. No entanto, o clube pode não ter jogos em casa por causa da falta dos laudos necessários da Arena do Juruá, informação confirmada pela coordenadora regional de Esportes, Janete Lopes.

– Não temos nenhum laudo pronto, estão todos vencidos. Foi feita uma vistoria para ver a situação, que detectou problemas a serem sanados. Cabe a secretaria como Governo resolver essa situação. Estão os quatro laudos com problemas há três anos. Foi feita vistoria dos Bombeiros, que apresentou várias situações que precisam ser resolvidas. Tem a questão dos hidrantes, das mangueiras ressecadas. A Polícia Militar também fez vistoria e apresentou deficiências que precisam ser sanadas. A vigilância Sanitária relatou a situação da limpeza dos banheiros para que possa oferecer melhor atendimento ao público. E a questão da engenharia que é a parte mais pesada. Foi tudo repassado para a Secretaria (de Esportes do Estado) – explica.

A secretária de Esportes, Shirley Santos, afirma que o Governo trabalha para cumprir prazos, mas não crê que a solução saia antes do fim da atual gestão, no dia 31 de dezembro.

– Estamos tentando sanar as falhas detectadas nas vistorias, tentando fazer dentro dos prazos exigidos pelos laudos. Mas acredito que ficará alguma coisa para a próxima gestão, pois não teremos tempo – conta.

O Campeonato Acreano 2019 tem a abertura marcada para 20 de janeiro. O Náuas vai estrear contra o Rio Branco-AC, atual campeão.