Sinal analógico será desligado em 6 dias em Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard

O desligamento do sinal analógico da TV aberta ocorre no próximo dia 31 de outubro nos municípios de Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard.

A mudança para o sinal digital é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que toda a população tenha acesso a TV digital.

A Seja Digital – entidade administradora da digitalização de canais – afirma que o desligamento na região já começou e que a qualquer momento as emissoras podem desligar o sinal e a transmissão vai ser feita somente pelo formato digital.

A analista de programação da Rede Amazônica Acre, Simone Chalub, afirma que estão em uma fase de conscientização da população para que todos busquem adquirir um kit digital ou não vão conseguir acompanhar a programação.

“No dia 31, à meia-noite, o sinal já vai estar desligado. No lugar do canal 4.0 vai ter apenas um slide informando que a pessoa precisa digitalizar o sinal”, explica.

Kit digital

Quem possui um televisor de tubo vai ter de adquirir um kit de conversor digital. Entre as vantagens da mudança estão a melhor qualidade do áudio, imagem, closed caption e áudio descrição.

As famílias beneficiárias de programas sociais do governo, que se cadastraram para receber o kit gratuitamente, ainda podem retirar o aparelho gratuito. Para isso, basta realizar o agendamento ligando gratuitamente para o número 147 ou acessando o site do Seja Digital e escolher o melhor local, data e horário.