Vazante do rio Juruá causa desbarrancamento

Depois da cheia do Rio Juruá afetar dezenas de famílias em Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, na semana passada, o rio começou a vazar e agora o desbarrancamento causado pela vazante coloca em risco a segurança de algumas famílias que moram às margens do rio.

Rodrigo Oliveira, coordenador da Defesa Civil Municipal, diz que 20 pessoas de 4 famílias foram retiradas de suas casas e levadas para aluguel social disponibilizado pelo município.

“A cheia provocou alagação em alguns pontos da cidade. Foram retiradas 15 famílias. Agora estamos com um problema grande em um bairro que é área de risco. Depois da alagação, já retiramos 4 famílias de casas localizadas na beira do barranco e que corriam risco de serem levadas pelo desbarrancamento do rio”, explica.

Nos próximos dias, novas vistorias devem ser feitas no local que é considerado de risco e o coordenador da Defesa não descarta que novas famílias sejam retiradas por questão de segurança.

“Provavelmente outras famílias terão que ser retiradas de suas casas. Nosso objetivo é resguardar a vida das pessoas. Infelizmente, as pessoas constroem moradias sem avaliar que ano após ano o barranco do rio quebra e diminui a distância das casas para a beira do rio”, alerta.

O capitão Rômulo Barros, comandante do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul, está preocupado com desbarrancamento que ocorre na cidade vizinha.

“Em Marechal Thaumaturgo o rio já baixou mais de 1 metro. Lá nossa preocupação é com o desbarrancamento, onde várias casas no leito do rio estão correndo risco de desmoronamento. As famílias estão sendo retiradas pela Defesa Civil e levadas para locais seguros”, diz.

A cota de transbordo na cidade é de 11 metros. Nos últimos dias, não tem sido feito leitura devido à régua que existia ter sido levada pelas águas.