Agência de Energia oficializa fim do reajuste de 21,29% na conta de luz no Acre

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou oficialmente em comunicado nesta terça-feira (8) que a Justiça impediu o aumento da tarifa de energia elétrica no Acre. A Aneel não forneceu de imediato detalhes sobre a decisão que impacta a Eletroacre. O reajuste nas tarifas da distribuidora seria de em média 21,29%.

A notícia vem pouco após decisões semelhantes no final de dezembro, que suspenderam a elevação das tarifas de eletricidade em Rondônia e no Amapá, onde as operações são controladas pela própria Energisa e pela empresa estadual CEA, respectivamente.

A suspensão dos movimentos tarifários segue-se ainda à privatização das empresas de Rondônia e do Acre, que até recentemente eram controladas pela Eletrobras. Ambas acabaram nas mãos da Energisa após um leilão de privatização em agosto passado.

Em Rondônia, a alta nas contas de luz seria de em média 25,34 por cento antes da liminar, enquanto o reajuste suspenso no Amapá resultaria em alta de em média 4,6 por cento dos custos para os consumidores.”O reajuste tarifário da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) foi suspenso em virtude de decisão judicial. O reajuste havia sido aprovado pela Aneel em 11/12/18”, disse a Agência.