Com valor de seguro, governo do Acre fecha acordo para aquisição de novo helicóptero

O Governo do Estado do Acre fechou acordo para a compra de um novo helicóptero em substituição a aeronave acidentada em janeiro deste ano. A aquisição que está sendo feita em São Paulo (SP) pela seguradora é o mesmo modelo do anterior, um Esquilo B2, porém mais novo, moderno e com menos horas de voo.

Com capacidade para transportar 6 pessoas, incluindo a tripulação, o helicóptero fabricado em 2013 possui cerca de 500 horas de voo. A aeronave de asas rotativas, que será batizada de Harpia 04, tem previsão de chegar ao Acre e ser incorporada a frota do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) até o próximo mês de setembro.

Novo helicóptero do governo do Estado deve chegar ao Acre até setembro Foto: Cedida

Grande admirador da aviação, o governador Gladson Cameli fez questão de acompanhar todo o processo de compra e nesta quarta-feira, 29, na companhia do diretor de Transporte Aeronáutico do Gabinete Militar, tenente-coronel Carlos Augusto Negreiros, e do coordenador do Ciopaer, Nayck Trindade de Souza, conheceu o novo helicóptero do governo, na capital paulista.

O gestor explicou a importância histórica do transporte aéreo para salvar vidas na Amazônia, sobretudo no Acre. Devido as suas peculiaridades geográficas, muitas regiões do estado são apenas acessíveis com o auxílio deste tipo de aeronave.

Cumprindo agenda governamental na capital paulista, Gladson Cameli conheceu nova aeronave do Estado, que será utilizada nas mais diversas missões Foto: Cedida

“O transporte aéreo no nosso estado não é luxo, mas uma necessidade, principalmente para as populações que vivem nos lugares mais remotos e distantes das cidades. A vinda desse helicóptero será muito importante para darmos continuidade aos serviços realizados com muita competência pelos nossos guerreiros do Ciopaer em todos os municípios acreanos. O nosso objetivo é fortalecer ainda mais a frota de aeronaves do governo para que possamos atender quem mais precisa e ajudar a salvar vidas”, afirmou Cameli.

Criado em 2009, o Ciopaer realiza as mais diversas missões aeromédicas, na realização de buscas e resgates e é um importante aliado da Segurança Pública no enfrentamento à criminalidade. O coordenador Nayck Trindade comemorou a aquisição e enfatizou que a chegada do helicóptero era bastante aguardada.

Painel de controle do helicóptero Esquilo B2, adquirido pelo governo acreano, está entre os mais modernos da aviação mundial Foto: Cedida

“A confirmação da compra desta aeronave demonstra o empenho do governo em querer proporcionar um serviço aéreo de qualidade para a população e também para os integrantes do Ciopaer. Estamos esperando tão somente a conclusão de todos os trâmites relacionados a documentação para que possamos retomar nossas atividades com esse modelo de asas rotativas”, ressaltou.

Governo Gladson Cameli triplica frota do Ciopaer

Graças aos esforços do governador Gladson Cameli, a frota de aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas triplicou. No início de 2019, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) cedeu um avião bimotor Sêneca III com capacidade para seis passageiros  e que já está sendo utilizado nas mais diversas atribuições. Também em setembro do ano anterior, a Justiça Federal em São Paulo confirmou a cessão de uso de um helicóptero modelo AS 350 B2 (Esquilo) para o governo acreano.

“Já iniciei conversas para que possamos obter o nosso terceiro helicópetro sem nenhum custo para os cofres públicos e eu tenho muita fé em Deus que vamos conseguir. A nossa intenção é que esta futura aeronave fique baseada, exclusivamente, no aeroporto de Cruzeiro do Sul para que possa atender mais de 250 mil pessoas que moram no Vale do Juruá”, finalizou Gladson.