Contorno Viário de Brasiléia deve ser iniciado até março

Em reunião realizada no último dia 30 de dezembro, o Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre) entregou à direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) o projeto executivo da obra do Contorno Viário de Brasiléia.

O encontro contou com a participação do presidente do Deracre, Petrônio Antunes, do engenheiro Júlio Martins e do superintendente do DNIT, Carlos Moraes, além da equipe técnica, de acordo com informação divulgada pela estatal Agência de Notícias do Acre nesta sexta-feira, 1º de janeiro.

O superintendente Carlos Moraes garantiu que o governo federal já possui em caixa os recursos financeiros relativos ao convênio, na ordem de R$ 20 milhões, e tão logo o projeto seja analisado, possivelmente até o mês de março de 2021, a obra que, inclusive, já foi licitada deverá ser iniciada.

“O empreendimento Contorno Rodoviário de Brasiléia é prioritário dentro do DNIT e, nesse sentido, a gente vai aproveitar o período de inverno para fazer a análise do projeto executivo que foi entregue de forma mais célere possível, para quando chegar o verão, que é um período muito curto, a gente começar a executar a obra”, declarou o superintendente.

O presidente do Deracre, Petrônio Antunes, afirmou que para a elaboração do projeto a equipe do órgão utilizou todas as normas e obedeceu com rigor os critérios técnicos. O Contorno Viário de Brasiléia é um dos investimentos mais aguardados pela população da regional do Alto Acre.

A Ordem de Serviço para execução do Projeto Executivo do Contorno Rodoviário de Brasiléia e Construção da Ponte sobre o Rio Acre foi assinada em agosto de 2020 no Palácio Rio Branco. A obra vai resolver o problema causado pelo tráfego da BR-317 por dentro das cidades de Epitaciolândia e Brasiléia.