Detentos da Papudinha iniciam serviço de limpeza no Canal da Maternidade

Kennedy Santos e Thais Farias

Mais de 30 detentos da Unidade Prisional 4 (UP4), mais conhecida como Papudinha, de Rio Branco, deram início na manhã desta quarta-feira, 24, aos serviços de roçagem e limpeza do Canal da Maternidade, situado na região central da capital acreana. Todos os reeducandos participantes da ação fazem parte do regime fechado e passaram por uma seleção criteriosa para poderem trabalhar fora do presídio.

Foram analisadas questões como bom comportamento, se o detento tem algum tipo de relação com organização criminosa – nenhum dos que realizam os serviços fazem parte de facção. Além disso, também é levada em conta a situação psicológica de cada um e, ainda, o tempo da pena que ainda resta ser cumprido.

O agente penitenciário responsável por um dos grupos que prestam serviço de limpeza à comunidade, enfatiza que todos estão aptos ao trabalho. “Eles passaram por uma série de cursos e capacitações, em diversas áreas. Estão certificados e habilitados ao trabalho”, afirma Paulo Costa.

O serviço de limpeza e manutenção de ambientes públicos utilizando o trabalho de presidiários do estado ainda pretende alcançar mais reeducandos. O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) pretende capacitar mais de 200 apenados ao trabalho fora do presídio, até o final de 2019.

Geralmente, os serviços ocorrem no período da manhã, e os detentos retornam ao presídio na parte da tarde. Esse ano, o grupo já prestou serviços ao Educandário Santa Margarida, ZPE, Rodovia AC-40 e Avenida Chico Mendes.

O reeducando Elton Luiz foi condenado a 10 anos de regime fechado. Para ele, o trabalho de limpeza nas ruas tem sido de grande valia, tanto para ele, como para seus companheiros. “Essa oportunidade que estão nos dando é importante para nossa ressocialização. Os cursos tem feito com que a gente aprenda bastante, fora o dia a dia de trabalho”, ressalta.

Segundo Luiz, muitos dos detentos não tiveram acesso a educação, e agora tem a oportunidade de participar de cursos e oficinas que reforçam a garantia do conhecimento e da educação.

Certificação

Na manhã desta quarta-feira, 24, o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Carlos Batista, certificou 35 reeducandos do regime semiaberto após receberem instruções de segurança em alturas e manuseio com roçadeiras.

A ação faz parte do trabalho conjunto entre Governo do Estado e Corpo de Bombeiros, contando com a parceria do sistema de segurança pública (IAPEN, PMAC, PC), e busca contribuir no processo de ressocialização destes indivíduos em dívida com a sociedade, além de reduzir os gastos orçamentários do Estado.

Através desse treinamento em alturas, possibilitará a eles prestarem serviços de limpezas em prédios, pinturas de fachadas acima de três metros de altura e outros serviços similares. Além disso, capacita o manuseio racional e manutenção de roçadeiras, também possibilitando ao trabalho remunerado.