Ex-secretária de comunicação responde acusações de vereador

A jornalista Andréa Zílio, ex-secretária de comunicação na gestão de Sebastião Viana, enquadrou com uma dura postagem nas redes sociais o vereador João Marcos Luz (MDB), que em um discurso na Câmara de Rio Branco, afirmou, sem apresentar nenhuma prova, de que a TV Aldeia, emissora pública do Acre, foi entregue à atual gestão surrupiada pelos próprios servidores.

Zílio saiu em defesa da equipe que comandou e afirmou ser desrespeitoso acusar sem provas e sugeriu ao vereador se a intenção é fazer espetáculos e atrair holofotes que não use pessoas sérias, honestas e responsáveis.

É importante ressaltar que os servidores de carreira que estão na TV Aldeia, são profissionais que há décadas trabalham na emissora. Em sua maioria, são do quadro da Fundação Elias Mansour, já que a TV não tem estrutura própria de pessoal e recebem bem abaixo do que é pago no mercado de trabalho por um profissional similar. Alguns, que recebiam vantagem como complemento salarial tiveram suas gratificações cortadas no final do ano passado e até agora não voltam a receber o benefício.

Leia o “carão” de Andréa Zílio ao vereador João Marcos Luz.

Muito me surpreende a postura do vereador João Marcos, pessoa eleita pelo povo, ainda que seja como suplente, ao ir para a tribuna da Câmara fazer sérias acusações de que a TV Aldeia foi entregue para a atual gestão depois de ter sido surrupiada pelos próprios servidores.

Estive por quatro anos à frente da Secretaria de Comunicação e da Fundação Aldeia de Comunicação, oito anos nas mesmas pastas ocupando outras funções durante a gestão do ex-governador Tião Viana, e tivemos muitas conquistas. Quanto aos desafios, esses existiram e existem, como em qualquer estrutura de comunicação pública do país.

E tenho muito orgulho, senhor vereador, em ter trabalhado com profissionais aguerridos, dedicados, que sempre zelaram por esse patrimônio.

Eleito pelo povo, para representá-lo, o mínimo que se espera do vereador é uma postura responsável e ética. Acusar trabalhadores sem prova não é sensato, não é respeitoso. Se a intenção é fazer espetáculo na tribuna, que não use pessoas sérias, honestas e responsáveis.

No processo de transição, todo patrimônio da TV Aldeia foi listado em documento entregue para a atual gestão, assim como os novos gestores, que assumiram as funções, tiveram acesso a puderam checar toda a estrutura. E garanto que todo patrimônio devidamente listado foi entregue.

É comum e democrático a divergência de opinião na política, desde que isso não fira a integridade das pessoas.

Andréa Zílio
*jornalista