Helicóptero do governo resgata paciente indígena da Aldeia Nova Fronteira

Com a utilização da aeronave Harpia 01, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) realizou na tarde desta terça, 30, mais um resgate aéreo em local de difícil acesso. Na ocasião, o paciente A.L.K, 14, foi conduzido da aldeia Nova Floresta, localizada às margens do Rio Envira, em Feijó.

“Nós recebemos essa demanda pela regulação do SAMU e de pronto uma equipe da Ciopaer fez o translado do paciente até o município de Feijó. Da aldeia até Feijó, nas condições de vazante que o rio apresenta, o paciente levaria dez dias para chegar, mas com o uso da aeronave conseguimos chegar na capital em duas horas de voo”, explicou o tenente coronel Alzeniro Fontes.

Resgate de paciente foi feito na tarde desta terça-feira Foto: Odair Leal

De acordo com informações do médico Pedro Pascoal, o adolescente indígena apresenta quadro clínico caracterizado por edema generalizado, ânsia de vômito, falta de apetite, palidez cutânea e dificuldade para respirar.

“Devido ao quadro clínico delicado, optamos por entubar o paciente para fazer um transporte tranquilo, e posteriormente ele dará entrada na emergência pediátrica do Pronto Socorro, onde serão feitos diversos tipos de sorologia para investigação no quadro de hepatite, verificar o real motivo dos sintomas apresentados” finalizou.