Idosa internada no Pronto Socorro está com as costas feridas à espera de cirurgia

A idosa Odília Melo Leão, de 87 anos, internada no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), é uma das pacientes que aguardam por uma cirurgia ortopédica na unidade hospitalar. Com o fêmur quebrado, a mulher não anda e por ficar deitada, está com as costas feridas em carne viva.

Segundo familiares, a paciente, que vive Tarauacá, estava internada desde que caiu em casa e quebrou o fêmur esquerdo, em Cruzeiro do Sul, mas sem solução, acabou transferida para Rio Branco. Na Capital, a expectativa da família era de que as coisas iriam melhorar. Nada se concretizou.

“Nós estamos aqui e eles não dizem quando que vai ser feita essa cirurgia. A gente não quer passar na frente de ninguém, muito pelo contrário, queremos que a minha mãe, assim como as demais, que precisam, passem por essa cirurgia. A gente quer voltar para casa. Ela está com as costas muito feridas, em carne viva”, diz Raimunda Ducida, filha de Odília.

Procurada, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou que a paciente está sendo acompanhada e que é a quinta na lista dos que precisam de cirurgia. A pasta esclarece que o tempo para realização da cirurgia depende da idade, quadro clínico e a data de internação no Huerb.

Ainda segundo Ducila, Odília tem tido piora no quadro clínico, adquirindo pneumonia e anemia. “Ela chegou aqui bem, e agora não está conseguindo nem falar mais, de tão fraca. Eles colocaram esse medicamento no soro, mas ela não fala, está muito ruim. Faz dois dias que o médico não passa aqui para avaliar”, conta.

A Sesacre nega essa informação e diz que a paciente está sendo assistida de perto: “A unidade se encontra em conformidade com a fila de cirurgias ortopédicas, acompanhando e orientado no que for necessário, para que tudo ocorra com a maior segurança possível”, pontuou.