Moradores de Assis Brasil reclamam da qualidade da água fornecida pelo DEPASA

“Parece que tem cola na água. Gruda no corpo da gente e o gosto é horrível”. Foi assim que a jovem Cristina Silva, moradora do Bairro Bela Vista na cidade de Assis Brasil descreveu a qualidade da água fornecida pelo Departamento Estadual de Água e Saneamento (DEPASA). A mesma reclamação é feita por outros moradores em todos os bairros da cidade.

A reportagem do blog Assis Agora procurou a gerência do DEPASA em Assis Brasil para falar sobre o assunto. A responsável pelo setor, Iracir Marques, esclareceu que o problema já foi solucionado e a qualidade da água em Assis Brasil está dentro dos padrões exigidos.

“Queremos esclarecer que a diferença na qualidade da água percebida pelos moradores foi em decorrência da ativação definitiva da nova ETA (Estação de Tratamento de Água). O novo sistema exigiu algumas adaptações por parte dos operadores que fazem o tratamento da água. Mas, queremos deixar claro que sempre seguimos as orientações que são normatizadas por meio de portarias, além da fiscalização realizada pelos órgãos competentes”, informou a gerente.

Iracir Marques esclareceu ainda que a qualidade da água fornecida pelo DEPASA passa por rigorosa fiscalização da Vigilância Sanitária, tanto da esfera municipal como estadual. “Uma vez na semana a Vigilância Sanitária Estadual faz a coleta e análise da qualidade da água na ETA de Assis Brasil. Já a Vigilância Sanitária Municipal faz o mesmo procedimento uma vez por mês. Diante disso, podemos afirmar que a água fornecida pelo DEPASA é 100% saudável“, disse.

Por Jerry Correia