No AC, número de inscritos no Enem caiu em mais de 40% nos últimos três anos

O número de estudantes que deve fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Acre caiu pelo terceiro ano seguido – neste ano, 38.330 candidatos devem fazer as provas. Nos últimos anos, a redução foi 41% nas inscrições.

A queda pode ser vista desde 2016, quando foram 64.947 inscrições para o Enem, no ano seguinte, esse número caiu para 54.379, já este ano a redução foi ainda maior, quando pouco mais de 38 mil pessoas se inscreveram para fazer as provas.

Nesta segunda-feira (30), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que 73,8% dos inscritos este ano no Acre já tinham consultado o documento que informa o local de prova. Em todo o Brasil, 4.072.209 inscritos já tinham consultado o cartão de confirmação, 73,8% dos 5.513.727 candidatos do exame.

No estado, Acre, quem for fazer a prova tem que ficar atento aos horários devido ao horário de verão, que começa justamente na madruga de domingo (4), quando vai ser feita a primeira etapa das provas.

Veja como fica o horário no Acre:

  • 9h – Abertura dos portões;
  • 10h – Fechamento dos portões;
  • 10h30 – Início das provas;
  • 16h – Término das provas em 4/11;
  • 15h30 – Término das provas em 11/11.

Cartão de confirmação

O Cartão pode ser acessado pela Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem 2018, disponível para download na App Store e na Google Play. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Todas as informações e links podem ser acessados pelo Site do Enem, no endereço Inep.

O documento informa o número de inscrição; o local de prova, com endereço e número da sala; as datas e os horários do Exame; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, e recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados.

Não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação impresso no dia das provas, apenas caneta esferográfica de tubo transparente e documento oficial com foto (documentos digitais não serão aceitos). O Inep, entretanto, orienta que o participante imprima e leve o Cartão de Confirmação, assim como sugere que todos façam o trajeto antes do dia do Exame, para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar ao local de prova, evitando atrasos no dia da aplicação.