Pacientes do Amazonas são atendidos no Huerb e funcionário diz: “A saúde de lá é melhor”

O motorista de uma ambulância da Prefeitura de Boca do Acre, no Amazonas, que trouxe uma criança diagnosticada com pneumonia para ser tratada no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), disse ao ContilNet nesta segunda-feira (1) que, embora alguns pacientes venham encaminhados para o estado,  “a saúde de lá é muito melhor”.

Quando questionado sobre o sentido de trazer pessoas do município amazonense para à capital acreana, tendo em vista a forma como classificou a saúde do Acre, respondeu: “o motivo é a falta de aparelhos. Mas, lá está melhor do que aqui”.

Ambulância do Amazonas transporta pessoas de Boca do Acre para o Huerb/Foto: ContilNet

O funcionário afirmou ainda que uma senhora que faleceu na estrada, em consequência das péssimas condições na rodovia, também foi encaminhada para o Huerb.

Ao final da entrevista, o motorista de Boca do Acre mais uma vez foi interrogado sobre os atendimentos constantes que são realizados no estado e finalizou: “A saúde do Brasil está horrível”.

Em contato direto com o secretário de saúde Alysson Bestene, a reportagem foi informada que existe um convênio entre os estados, mas que, de acordo com o gestor, é necessária uma organização.

“É preciso que haja um equilíbrio. Temos um convênio, mas essa troca está sendo conversada e organizada”, destacou.