Para avançar na cobertura, saúde de Rio Branco realiza mais um mutirão de vacinação contra a Covid

Saúde de Rio Branco realiza mais um mutirão de vacinação contra Covid — Foto: Arquivo/Ayres Rocha/Rede Amazônica Acre

Saúde de Rio Branco realiza mais um mutirão de vacinação contra Covid — Foto: Arquivo/Ayres Rocha/Rede Amazônica Acre

Para ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) realiza neste sábado (2) mais um mutirão de vacinação. A aplicação da 1ª, 2ª e dose de reforço e também a 4ª dose para idosos com mais de 80 anos será disponibilizada em nove Uraps da Capital e em oito lojas de uma rede de supermercados.

LEIA TAMBÉM:

O anúncio foi feito pela secretária de saúde, Sheila Andrade, na manhã desta quinta-feira (31). Ela informou que nas Uraps e nos supermercados a vacinação ocorre de 8h às 17h.

“Estamos levando a vacina o mais próximo possível da população e como o mutirão lá atrás foi um grande sucesso e a população ia fazer suas compras e já tomava a dose de vacina, estamos repetindo novamente”, disse Sheila.

A secretária explicou ainda que a vacinação para as crianças vai estar disponível apenas nas Uraps.

“É um apelo que fazemos enquanto gestão pública, um desejo do nosso prefeito Tião Bocalom é de deixarmos de usar máscaras e creio que seja de muitos pais. Mas só podemos fazer isso se tivermos uma população imunizada. Outro apelo é que as crianças agora vão começar o seu período escolar e para que não haja transmissão da Covid é importante que elas sejam vacinadas. Ainda estamos com uma cobertura muito baixa de vacinados nesta faixa etária de 5 a 11 anos”, acrescentou.

Esquema vacinal

A 1ª e 2ª dose são disponibilizadas para pessoas com mais de 12 anos. Já a dose de reforço é aplicada em adultos acima dos 18 anos que tenham completado 4 meses desde a última dose e pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos).

Quem tomou a primeira dose da Janssen há 2 meses ou mais deve comparece à Urap Vila Ivonete e tomar a dose de reforço. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação comprovando que tomou a 1ª dose da Janssen há mais de 60 dias.

A equipes de Saúde de Rio Branco começaram no sábado (26) a vacinar idosos acima dos 80 anos com a 4ª dose contra a Covid-19.

A aplicação da 4ª dose em outras faixas etárias ainda não está definida pela pasta, mas essas recomendações “podem ser revistas a qualquer momento”, informou a nota.

Uraps com vacinação no sábado (2)

  • Urap Vila Ivonete
  • Urap Eduardo Assmar
  • Urap Rozangela Pimentel
  • Urap São Francisco
  • Urap Hidalgo de Lima
  • Urap Ary Rodrigues
  • Urap Bacurau
  • Urap Cláudia Vitorino
  • Urap Maria Barroso

Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre já recebeu 1.015.363 doses de vacinas e foram aplicadas 1.316.743 doses na população até o último dia 21, data da última atualização. Das doses, 629.432 pessoas tomaram a primeira dose, 505.021 a segunda, 12.530 a dose única e 153.028 dose de reforço.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Colaborou Andryo Amaral, da Rede Amazônica Acre

%d blogueiros gostam disto: