Revista inglesa elege Richarlison a melhor contratação da Premier League na temporada

 

Richarlison comemora gol pelo Everton — Foto: Reuters/Jason Cairnduff

A revista inglesa Four Four Two elegeu o atacante brasileiro Richarlison, do Everton, como a melhor contratação desta temporada na Premier League. O ranking elaborado pela publicação esportiva tem outros dois brasileiros entre os dez principais reforços do futebol inglês: o meia Felipe Anderson, do West Ham, em oitavo, e o atacante Bernard, colega de Richarlison no Everton, em décimo.

A Four Four Two justifica a eleição de Richarlison, entre outros motivos, por entender que o atacante de 21 anos demonstrou extrema maturidade para lidar com a pressão de ser a principal contratação do Everton para a temporada. O clube pagou 40 milhões de libras (R$ 193 milhões, pelo câmbio da época) para tirar o brasileiro do Watford, a pedido do treinador português Marco Silva – ambos chegaram juntos ao Watford na temporada anterior, e Silva gostou tanto do futebol de Richarlison que quis repetir a dobradinha no Everton.

“Este tipo de pressão pode sufocar um jovem jogador”, diz um trecho do artigo da Four Four Two, usando o exemplo do também brasileiro Denílson, que chegou ao Bétis em 1998 como a contratação mais cara da história na ocasião, e não conseguiu corresponder à altura. “Foi, portanto, refrescante ver como Richarlison lidou com a questão de cabeça erguida”, completa o artigo, citando uma declaração do jogador dada ao Daily Mail em agosto: “Estou relaxado sobre o valor da transferência. Acho que o Watford conseguiu um bom acordo, e eu estou realmente feliz por estar no Everton”.

Marco Silva apostou em uma mudança de posicionamento de Richarlison, que deixou de atuar aberto para ser o homem de área do time, e o camisa 30 não tem decepcionado. Com seis gols marcados até aqui, ele está a apenas dois do artilheiro da Premier League, o argentino Sergio Agüero, do líder Manchester City. A boa fase do atacante tem ajudado o Everton a se manter em posição confortável na tabela, em nono lugar – na última temporada, o clube terminou em oitavo na Premier League.