Vacinação no Acre contra Covid-19 pode começar ainda em janeiro, diz Gladson Cameli

  •  
  •  
 
AC24H

Com a aprovação emergencial cada vez mais próxima da primeira vacina contra o coronavírus no Brasil, o governador Gladson Cameli confirmou nesta quinta-feira, 7, que o Estado possui mais de R$ 100 milhões em recursos disponíveis para a aquisição das doses. O chefe do Executivo comemorou a divulgação da eficácia de 78% da Coronavac, imunizante desenvolvido pela biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech e produzido em parceria com o Instituto Butantan.

“O Estado está pronto para comprar qualquer vacina que obedeça as normas da Organização Mundial da Saúde e da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Estou me antecipando e fazendo tudo que é possível para que possamos adquirir as doses. Sou muito otimista e acredito que a vacinação aqui no Acre possa começar ainda este mês”, disse o governador.

O governo do Acre já iniciou o planejamento da campanha de vacinação. Neste primeiro momento, o objetivo é assegurar a aquisição de, pelo menos, 700 mil doses. A compra das seringas também segue adiantada. Além do atual estoque, que é de 572 mil unidades pertencentes ao Estado e municípios, o governo planeja adquirir mais 1 milhão de seringas. Por meio da Rede de Frios, a capacidade de armazenamento também está sendo ampliada. Até mesmo as câmaras frigoríficas do empreendimentos Peixes da Amazônia podem ser utilizadas para a conservação das vacinas.

 

“Não importa a origem da vacina, o que mais queremos é que ela seja eficaz contra o coronavírus e nos ajude a salvar vidas. Com muita fé em Deus, tenho certeza que vamos conseguir vacinar a nossa população e começar a virar essa página de uma vez por todas”, declarou Gladson.

Fonte: Agência de Notícias do Acre