Em crise financeira, governo do Acre paga servidores nesta quarta-feira, dia 31

Os servidores públicos do Acre vão receber seus salários na próxima quarta-feira, dia 31 de outubro. Esse pode ser o último pagamento em dias, devido à crise financeira pela qual o Estado do Acre está passando desde 2015. O Palácio Rio Branco tem se esforçado mais que o normal para manter os pagamentos.

Ao passo em que comemora o cumprimento de uma obrigação administrativa, a equipe de governo faz questão de destacar que esse é o 94º mês em que os servidores públicos do estado recebem sem atraso. Alardeia que são quase 20 anos de pagamento da folha salarial em dia.

Ao todo, nove estados, informou o Governo do Acre, estão com os salários sendo pagos atrasados ou parceladamente: Amapá, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins. No Acre, a folha de pagamento está sempre próxima dos R$ 250 milhões.

Para garantir o pagamento, o governo deixou de pagar vários fornecedores e está cortando gastos que, antes importantes, agora, são tratados como supérfluos, entre eles o lanche de servidores que atuam em hospitais no interior. Além disso, houve redução em diárias, horas extras de militares, e em funções de confiança.