PT no Acre realiza congresso estadual em Rio Branco com o tema ‘Lula Livre’

O Partido dos Trabalhadores (PT) realiza em Rio Branco, na sede do Palácio do Comércio, na Avenida Ceará, neste sábado (19) e domingo (20), o seu 7° congresso estadual. Mesmo com a derrota nas eleições de 2018, o PT continua sendo o maior Partido político no Estado, com mais de 12 mil filiados. Para o atual congresso são esperadas delegações de todos os municípios, cujos militantes também vão votar e eleger o novo presidente regional da sigla, o atual presidente Cesário Braga, que cumpre mandato tampão e agora é candidato único. Além do presidente, serão eleitos outros cargos para a executiva do Partido.

“Graças a Deus, e com muito diálogo, conseguimos construir uma candidatura única para a presidência e para a direção estadual, convergindo toda a pluralidade do PT”, disse Cesário Braga. O Congresso em Rio Branco é uma preparação para o Congresso Nacional, em novembro, quando o Partido deverá reeleger a deputada federal Gleisi Hoffman como presidente nacional da sigla.

Este será o primeiro congresso do Partido com sua principal liderança, o ex-presidente Lula, cumprindo pena na cadeia. Por isso, o tema do Congresso é “Lula Livre”. “Infelizmente esta é a realidade. Estive no 6° Congresso Nacional do PT em 2017 e lá tive a felicidade de ouvir e estar com nosso presidente Lula.”, lamentou Cesário Braga. “Dessa vez, em decorrência dessa estratégia eleitoral covarde, que prendeu Lula para que ele não fosse mais uma vez presidente do Brasil, aparentemente não poderemos contar com a presença do companheiro. Porém, não seria surpresa se o STF (Supremo Tribunal Federal) julgasse o Habeas Corpus do Lula, que pede a suspeição do então juiz Sérgio Moro e o PT (déssemos, mais uma vez, contar com nosso companheiro lá!”, acrescentou o militante

Braga diz ter convicção da inocência de Lula. “ Vamos reafirmar sua inocência, além de afirmar mais uma vez que existe em curso no Brasil uma estratégia de entrega das riquezas do Brasil, para privatizar nossas empresas estatais e transformar nossa classe trabalhadora em escrava com a suspensão dos direitos dos trabalhadores”, disse,. “Para garantir a eficácia desta estratégia, a principal ação é a manutenção da prisão de Lula”, acrescentou

De acordo com Cesário Braga os petistas também vão debater atual conjuntura política no Acre e no Brasil. A participação do Partido nas eleições do próximo ano, assim com a discussão sobre nomes de candidatos às prefeituras municipais, inclusive na Capital, só será debatida após o Congresso, disse Cesário Braga.