Acre pode ter mínima de 8ºC na próxima semana e registrar maior friagem dos últimos seis anos

O pesquisador Davi Friale publicou em seu site “O Tempo Aqui” um alerta de friagem recorde para a próxima semana. De acordo com ele, o frio poderá ser sentido a partir da próxima quarta-feira (24), quando a temperatura cairá brusca e acentuadamente no estado, com a chegada de uma fortíssima frente fria acompanhada de uma onda polar de proporções gigantescas.

Rondônia e Amazonas também serão atingidos pela friagem, mas com menor intensidade. Já Mato Grosso e algumas regiões de Bolívia e Peru serão atingidos pela forte onda de frio.

Frio no Acre deve chegar na próxima semana/Imagem: Thiago Cabral/ContilNet

A temperatura mínima para Rio Branco e Brasileia pode chegar a 8ºC e a máxima inferior a 16ºC, mesmo nas horas mais quentes do dia. A baixa temperatura virá acompanhada de ventos intensos, o que pode causar uma sensação térmica ainda menor.

Friale afirma que a onda de frio pode ser a maior dos últimos seis anos, superando a de 2013 quando Rio Branco registrou temperaturas inferiores a 9ºC.

O pesquisador faz também um alerta as autoridades e população para que doem agasalhos aos mais necessitados, sobretudo os moradores de rua, que podem sofrer bastante com esses dias frios que estão por vir.