Boliviano é morto a tiros quando chegava em casa em Brasileia, interior do Acre

Boliviano é morto a tiros quando chegava em casa em Brasileia, interior do Acre — Foto: Alexandre Lima/Arquivo pessoal

Boliviano é morto a tiros quando chegava em casa em Brasileia, interior do Acre — Foto: Alexandre Lima/Arquivo pessoal

O clima de tensão voltou a preocupar os moradores do município de Brasileia, no interior do Acre. Um homem, identificado como Fernando Ciro Rasguido, de 39 anos e nacionalidade bolivana, foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (13) na Rua Raimundo Teodoro, no bairro Marcos Galvão. A informação foi confirmada ao g1 pelo comandante do 5° Batalhão da Polícia Militar do Acre, tenente Tales Rafael.

À polícia, a esposa da vítima disse que presenciou o crime e, de acordo com ela, ao chegar em casa, desceu do carro e foi abrir o portão. Assim que ela saiu do veículo um homem, que estava armado, efetuou ao menos cinco tiros contra o marido dela. A testemunha disse ainda que não foi possível ver quem foi o executor, pois ele estava de capacete.

Ainda de acordo com a esposa da vítima, o suspeito estava esperando o casal do lado da casa em uma moto e depois que atirou fugiu. O tenente informou que a PM faz rondas para tentar localizar o suspeito do crime.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi encaminhada para socorrer a vítima, mas o homem morreu antes de receber atendimento médico.

Este é o segundo homicídio ocorrido apenas nesta quarta (13). Um adolescente, de aproximadamente 16 anos, foi morto após ser baleado. O crime ocorreu no bairro Ana Vieira, em Sena Madureira, também no interior do estado.

Mortes no Acre

Um levantamento feito pelo g1 apontou que ao menos oito pessoas foram assassinadas a tiros na região do Alto Acre desde o mês passado. Mas, também foram registradas mortes na capital acreana, Rio Branco.

A primeira morte foi do jovem Antônio José Souza de Paiva, de 26 anos, no da 14 de março, na invasão do Nazaré, em Brasileia. Segundo a polícia, ele foi executado com cerca de cinco tiros.

Já no dia 23, foi registrada a morte de Ismael Leite do Nascimento, de 31 anos, também em Brasileia. Um morador de rua que filmava a enchente que atingia a cidade naquele dia registrou os tiros que teriam matado a vítima.

Cinco dias depois, Vanderlan da Silva Progênito, de 29 anos, foi assassinado a tiros em um bar no bairro Aeroporto Velho, em Epitaciolândia, interior do Acre. Durante o ataque, outras duas pessoas, entre elas a mulher de Progênito, ficaram feridas.

No dia 30 do mês passado, o adolescente Rafael de Araújo, de 17 anos, morreu na cidade de Brasileia após ser atingido com dois disparos nas costas e no pescoço.

As outras quatro mortes foram registradas já no mês de abril. Porém, também no mês março, o marceneiro Arinaldo Rego de Andrade, de 29 anos, foi achado morto a tiros e facadas, no dia 13, no Projeto de Assentamento Moreno Maia, zona rural de Rio Branco. A vítima foi encontrada já sem vida pela própria mãe em frente de casa.

O idoso Adelino Eufrázio da Silva, de 67 anos, foi encontrado morto a tiros no dia 15 de março, dentro de casa na Travessa Primavera, no bairro Canaã, região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Marcondes Inácio de Oliveira, de 33 anos, foi morto a tiros no dia 1º, na Rua Major Ladislau Ferreira, bairro Abrahão Alab, em Rio Branco. Segundo a polícia, ele foi até a casa da ex-mulher com um facão e acabou sendo baleado pelo atual namorado dela, um policial penal de 29 anos.

No dia 7 desta mês, Sebastião Alves Pereira, de 50 anos, foi assassinado a tiros em uma propriedade na zona rural da cidade de Assis Brasil. Ele era acusado de matar o cunhado e atirar na esposa e em outro irmão da mulher na zona rural de Assis Brasil, no interior do Acre, em setembro de 2020.

Na segunda (11), um homem foi encontrado morto a golpes de faca e degolado dentro de uma casa no bairro Triunfo, em Senador Guiomard, interior do Acre.

Um adolescente, de aproximadamente 16 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (13) após ser baleado no bairro Ana Vieira, em Sena Madureira, interior do Acre. A Polícia Militar (PM-AC) informou que dois homens passaram em uma motocicleta e atiraram na vítima.