Com cerca de 50% da cidade atingida por enchente de rio, Tarauacá suspende aulas

Enchente em Tarauacá, Acre, 23 de março de 2022 — Foto: Jadson Ruslan/Arquivo pessoal

Enchente em Tarauacá, Acre, 23 de março de 2022 — Foto: Jadson Ruslan/Arquivo pessoal

A nova enchente do Rio Tarauacá, na cidade de mesmo nome, no interior do Acre, fez a Secretaria Municipal de Educação suspender as aulas para cerca de 7 mil alunos da rede pública de ensino. Ao todo, a cidade tem 104 escolas, sendo 9 na zona urbana e outras 95 na zona rural.

A secretária de Educação, Maria Lucicléia Nery, disse que a medida foi tomada porque muitos alunos e servidores estão afetados pela cheia do rio. Além disso, três escolas também estão atingidas com as águas.

“Temos três escolas atingidas e os alunos moram em bairros que alagam, o que dificulta o acesso. Por isso, decidimos suspender as aulas”, disse a secretária.

As aulas na cidade foram iniciadas no dia 3 de março, mas por conta da paralização dos trabalhadores da Educação, as atividades ficaram suspensas por cerca de 18 dias e foram retomadas nessa terça-feira (22). No entanto, devido à enchente, foi preciso suspender o funcionamento das escolas.

Enchente em Tarauacá,Acre, 23 de março de 2022 — Foto: Arquivo/Defesa Civil

Enchente em Tarauacá,Acre, 23 de março de 2022 — Foto: Arquivo/Defesa Civil

Enchente

O rio voltou a transbordar na cidade na segunda (21) após subir mais de quatro metros em 24 horas, depois do registro de fortes chuvas no fim de semana. O manancial marcava 6 metros no domingo (20) e subiu para 10,20 metros na segunda.

Segundo dados da Defesa Civil Municipal, o manancial marcou 10,85 metros às 6h desta quarta-feira (23) e ao menos 12 mil pessoas estão afetadas pela enchente. A estimativa do órgão é que cerca de 50% da cidade está atingida.

O coordenador do órgão na cidade, sargento Marcelo Monteiro, informou que 31 famílias estão desabrigadas e foram levadas para o abrigo montado na Escola Djalma da Cunha Batista. Ao todo, são 160 pessoas nesta situação. Além disso, há três famílias com 18 pessoas desalojadas, ou seja, foram levadas para casas de parentes.

Localidades atingidas:

  • Senador Pompeu (Conhecido como Bairro da Praia)
  • Triângulo
  • Bairro das Flores
  • Parte do Centro
  • Entorno da BR 364
  • Ipepaconha

Essa é a terceira vez que o Rio Tarauacá transborda na cidade. A primeira vez foi no dia 21 de fevereiro quando o manancial atingiu a marca de 9,50 metros no interior.

Já no último dia 10, o nível do rio voltou a subir e ultrapassou mais uma vez este ano a cota de transbordo. As águas do rio subiram cerca de 1,88 metro em 24h. Conforme a Defesa Civil, a elevação se deu após o registro de chuvas acima de 100 milímetros na região do Rio Muru, na zona rural, e também na parte urbana da cidade entre os dias 8 e 9 de março.