Conab atualiza custos de produção da borracha e castanha do brasil com base no Acre

Por Jonys David (Ceara)

Entre os dias 28/11 e 02/12, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizaram um trabalho de coleta de dados que servirá de base para os cálculos do custo de produção de borracha e castanha-do-brasil em municípios do Acre. Dados sobre a borracha natural foram pesquisados nos municípios de Tarauacá e Xapuri. Também em Xapuri foram coletadas informações sobre a castanha-do-brasil.

Durante as reuniões, os técnicos da Companhia aferiram coeficientes técnicos e preços de mão de obra, ferramentas, entre outros insumos utilizados nas atividades de extração destes produtos da sociobiodiversidade. O levantamento foi feito a partir de painéis técnicos com a participação de diversos segmentos que compõem o processo produtivo, tais como produtores, assistência técnica, revendas de insumos e órgãos de pesquisa.

O custo de produção é uma ferramenta de controle e gerenciamento das atividades produtivas. Por meio dele são geradas informações para auxiliar nas tomadas de decisões pelos produtores rurais e na formulação de estratégias pelo setor público e privado.

Os dados também são utilizados pelo governo federal como um dos principais parâmetros na elaboração dos preços mínimos, no cálculo dos valores de garantia utilizados como referência para o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), e como referência para os cálculos na obtenção de crédito por meio do Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE), na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e na Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

Dados de referencia: CONAB