Deputada pede que Sesacre disponibilize pelo SUS cadeira de rodas para pacientes em reabilitação

A deputada Maria Antônia (PROS) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã de quarta-feira (8) indicação para que seja encaminhada ao secretário de Saúde, Alysson Bestene, expediente para que seja viabilizado ao paciente com deficiência o acesso prioritário a cadeira de rodas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na justificativa da indicação, Maria Antônia afirmou que todo cidadão com deficiência ou em processo de reabilitação tem direito a receber do SUS uma cadeira de rodas manual ou motorizada e uma cadeira de banho permanente, independente da renda familiar.

“O pré-requisito para aquisição é a comprovação de laudo médico, conforme Lei nº 8.080, portanto solicitamos que a Secretaria de Saúde disponibilize um departamento especial para atender as pessoas que têm essa necessidade de cadeira de rodas”, diz.

Maria Antônia afirma ainda que é grande o número de pessoas que necessitam da cadeira de rodas.

“É de extrema importância à disponibilização de um departamento na Sesacre para atender as pessoas com deficiência ou em processo de reabilitação”, diz.