É Fake News que ponte internacional que interliga Epitáciolandia a Cobija está submersa

Por Jonys David (Ceara)

Nas últimas horas, um vídeo antigo ressurgiu nas redes sociais, erroneamente sendo compartilhado como uma representação da atual situação da ponte internacional que conecta Epitaciolândia, no Brasil, a Cobija, na Bolívia. O vídeo, que mostra a ponte submersa durante uma enchente, está sendo falsamente associado às condições atuais, sugerindo que a estrutura está novamente submersa devido às recentes cheias do Rio Acre.

Desde o dia 22 de fevereiro, um vídeo tem circulado freneticamente nas redes sociais, alegando mostrar a ponte internacional entre Epitaciolândia e Cobija submersa devido às enchentes. No entanto, uma investigação detalhada revelou que o vídeo em questão é, na verdade, uma gravação antiga de uma enchente anterior na região.

As autoridades locais e especialistas confirmaram que a ponte está totalmente operacional e não foi afetada pelas atuais condições climáticas. Além disso, foi destacado que o Rio Acre, embora próximo à cota de alerta, não transbordou a ponto de causar danos significativos à infraestrutura da região.

O compartilhamento desse vídeo antigo como se fosse recente é extremamente prejudicial, pois cria pânico desnecessário e dissemina desinformação entre a população. Pedimos às pessoas que verifiquem cuidadosamente a veracidade das informações antes de compartilhá-las, a fim de evitar a propagação de fake news e a perturbação da ordem pública.

Em tempos de crise, é crucial que confiemos em fontes confiáveis e verificadas para obter informações precisas sobre a situação atual. A disseminação irresponsável de notícias falsas apenas dificulta os esforços de resposta e prevenção a eventos adversos, prejudicando toda a comunidade.