Em cinco dias, ‘drive-thru’ tem mais de 2,6 mil testes positivos para Covid-19 em Rio Branco

Em cinco dias, 'drive-thru' tem mais de 2,6 mil testes positivos para Covid-19 em Rio Branco — Foto: Murilo Lima/Rede Amazônica Acre

Em cinco dias, ‘drive-thru’ tem mais de 2,6 mil testes positivos para Covid-19 em Rio Branco — Foto: Murilo Lima/Rede Amazônica Acre

Dos mais de 5 mil testes feitos no drive-thru montado no Estádio Arena da Floresta, no Segundo Distrito de Rio Branco, 2.652 exames tiveram resultado positivo para a Covid-19. Esse é o balanço dos cinco dias de ação de testagem rápida feita pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A testagem, que encerrou às 13h desta quarta-feira (26), teve início na última quinta (20) e parou no sábado (22) e domingo (23). Somente no primeiro dia, 1.273 pessoas foram testadas e 724 tiveram resultado positivo para a infecção pelo novo coronavírus.

Na segunda (24), as equipes voltaram a testar os moradores da capital acreana. Longas filas de formaram no percurso até o estádio. No local foram testadas somente pessoas que estavam apresentando sintomas da Covid-19. A limitação foi por conta do estoque de testes que estava baixo.

Conforme o levantamento feito pela Semsa ao final da testagem, as equipes fizeram:

  • Quinta-feira (20) – 1.273 testes e 724 deram positivos;
  • Sexta (21) – 1.113 testes e 540 deram positivos;
  • Segunda (24) – 1.108 testes e 512 positivos;
  • terça (25) – 930 testes e 460 positivos;
  • Quarta (26) – 960 testes e 416 deram positivos.

“O maior propósito da ação foi desafogar as unidades de saúde, que estavam lotadas. Estávamos com uma lotação nas Uraps, UPA, no pronto-socorro, e o objetivo maior foi alcançado que foi desafogar as unidades de saúde nesse momento. Você perceber que foram valores decrescentes, muitas vezes a gente espera que o número aumente, mas baixou porque as pessoas foram se curando, ficando melhor por conta da vacinação”, explicou o coordenador da ação no drive, Walber Reis

LEIA TAMBÉM:

Reis acrescentou que as pessoas com teste positivo receberam atendimento médico e a medicação para tratar a doença no local mesmo. Segundo ele, pessoas que chegaram a pé também foram atendidas pelas equipes.

“Recebemos pacientes de outras unidades que estavam sem médico, apesar de ser um drive-thru, que tem como objetivo fazer a coleta e a triagem dentro do veículo, também atendemos pessoas que chegaram a pé, que queriam saber que tipo de serviço era oferecido. Quem tinha prioridade a gente já fazia o teste também, outras chegaram sem sintoma, queriam fazer o teste, mas orientávamos a buscar outra unidade”, destacou.

Saúde faz último dia de drive-thru em estádio de

00:00/00:00

Erro ao carregar o recurso de vídeo.

Ocorreu um problema ao tentar carregar o vídeo. Atualize a sua página para tentar novamente.

Acesso gratuito

Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades G1

Saúde faz último dia de drive-thru em estádio de

Terceira onda

No último dia 13, a secretária de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade Vieira, anunciou novas medidas com relação ao combate e prevenção de Covid-19 no município. A gestora alertou que a capital acreana está com aumento dos casos e enfrenta a terceira onda de Covid-19, além de um surto de gripe.

A equipe de saúde se reuniu com o promotor Gláucio Ney Shiroma Oshiro para debater novas medidas e foi decidido:

  • Restringir testes de Covid somente para sintomáticos ;
  • Convocar cerca de 18 médicos que seguem em greve;
  • Suspender férias, licença-prêmio e folgas de todos os servidores da Saúde;
  • Tornar a Unidade Cláudia Vitorino como o segundo ponto de referência para atendimentos de gripe, das 7h às 22h;
  • Intensificar os atendimentos pelo Telessaúde (O atendimento pode ser feito via telefone, ligando para o (68) 3216-2400, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos finais de semana e feriados, das 8h às 17h, ou por chat nas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesses mesmos horários.

No último dia 10, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, declarou situação de emergência na capital devido ao aumento de casos de gripe e também Covid-19. O decreto foi publicado no dia 11 no Diário Oficial do estado.

São testadas no drive-thru somente pessoas que estão com sintomas da doença, segundo Saúde — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

São testadas no drive-thru somente pessoas que estão com sintomas da doença, segundo Saúde — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

No final do ano passado, a prefeitura confirmou que Rio Branco já enfrentava situação de epidemia do vírus Influenza A. Na época, foi informado que 72 amostras de casos positivos de Influenza A foram encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas, em Belém, para identificar qual tipagem do vírus.

A secretária alertou que é necessário que as pessoas sigam as orientações de saúde como:

  • Manter distanciamento social
  • Uso de máscaras e álcool em gel
  • Lavagem das mãos com frequência

Essas medidas evitam contaminação de Covid, como também de gripe.

Indicações para o uso do teste:

  1. Triagem de pacientes sintomáticos na atenção básica, porta de entrada da rede assistencial do SUS;
  2. Profissionais de saúde sintomáticos;
  3. Testagem em assintomáticos somente será feito por recomendação da Vigilância Epidemiológica como estratégia de controle local de disseminação da infecção em locais específico como forma controle da cadeia de transmissão em grupos ou comunidades vulneráveis.

Situação de emergência no estado

Durante uma coletiva de apresentação do cenário epidemiológico do Acre na terça (18), o governador Gladson Cameli disse que vai decretar situação de emergência devido ao aumento dos casos de Covid-19, no início do mês de janeiro.

Além disso, o governador junto com a secretária de Saúde, Paula Mariano, alertaram para a importância da vacinação como medida de proteção contra a doença e mantiveram todo estado na bandeira amarela. O Acre está na faixa de atenção desde o dia 24 de dezembro do ano passado, conforme nota divulgada pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19.

secretária de saúde disse que a pico desta terceira onda deve ocorrer no mês de fevereiro.